VOCÊ CUSTA CARO?

"O mundo se move para quem se mobiliza mais." 
Jorge Gerdau Johannpeter

Nas relações profissionais uma questão básica é o valor que a empresa paga e o valor que o profissional recebe pelo seu tempo e trabalho. No geral as empresas querem pagar um valor menor e o profissional quer receber um valor maior, e por isto busca-se conseguir um acordo que possa gerar uma relação de negócios entre ambos.

No próximo artigo irei abordar a questão de “quanto você vale”, mas neste quero fazer você refletir sobre a seguinte questão: “você custa caro ou barato” para a empresa?

Também não vamos entrar aqui na questão do sócio invisível que não produz, não faz quase nada e tira muito através de taxas, impostos e outros meios legais, chamado “governo”. O foco é você profissional contratado e o que você recebe.

Sendo assim vamos pensar no que realmente nos importa com algumas perguntas básicas:

– Quanto você recebe de salário?

– Quanto vale o seu trabalho?

E são estas duas perguntas que respondem a mais importante: Você custa caro para a empresa ou cliente, ou seja, você é um GANHO ou um PREJUÍZO?

Um profissional recebe no final de um mês de trabalho um salário para compensar seu tempo e esforço assim como um prestador de serviços recebe pelo trabalho executado. Vamos pensar no profissional contratado formalmente, o qual recebe X por mês, que pode ser 1.000,00, 5.000,00, 12.000,00 ou qualquer outro valor. Pode até ser um valor de 1.000,00 mais comissões que podem agregar mais 500,00, 2.000,00 ou 22.000,00 conforme a comissão acertada, sua produção mensal e o mercado em que atua.

Normalmente olhamos de forma equivocada a questão e pensamos apenas no quanto a empresa paga e esquecemos do principal, do quando a empresa recebe pelo que paga.

Pense comigo e responda: Pagar R$ 5.000,00 para um técnico de informática ou um pedreiro que veio fazer um serviço para a empresa é caro? Pagar R$ 35.000,00 para um serviço de consultoria ou um advogado é caro? Pagar um curso de R$ 10.000,00 por participante é caro? Um salário de 8.000,00 para um bom profissional é caro? Um folder de alta qualidade é caro? Não sei e nem você sabe, pois como tudo tem diversas variáveis é preciso ter um olhar mais amplo e a única certeza é: CARO É TUDO AQUILO QUE NÃO PRODUZ RESULTADO, ou que poderia ser feito com o mesmo padrão por um valor menor.

Caro é tudo aquilo que não gera um bom resultado, e um profissional que recebe R$ 1.000,00 pode ser mais caro para a empresa do que aquele que recebe R$ 6.000,00, se ele não se pagar e não trouxer um retorno esperado. Caro é contratar um pedreiro que cobra R$ 400,00 e depois ter que desmanchar tudo e pagar mais R$ 800,00 para que um outro mais competente refaça tudo. Caro é pagar um salário de R$ 20.000,00 e mais bônus para um gestor que não apresenta nenhum grande resultado em termos efetivos, nem grandes ideias ou transformações que gerem grande lucratividade, e muito menos para aqueles que apenas criam planilhas, departamentos, equipes de trabalho desnecessárias ou outras formas de distração que não geram produção e lucros reais.

VOCÊ CUSTA CARO?

Então meu amigo, independente do que você recebe hoje e do que gostaria de estar recebendo, pergunto: Você custa caro? Você se paga e dá lucro no final do mês? Você faz muita diferença na empresa ou na equipe? Se você sair sentirão sua falta? Se você sair, outro poderá substituir você com facilidade?

Se você custa mais do que entrega então você é um “custo” para a empresa, e como sabemos custos precisam ser eliminados ou diminuídos. Por outro lado, se você é uma fonte de lucratividade então não é um “custo”, mas um gerador de riqueza, e por isto mesmo tem que ser preservado e valorizado.

Faça sua autoanálise perguntando-se: O que eu sou: custo ou fonte de riqueza?

Depois de refletir bem faça algo a respeito para aumentar seu valor no mercado.

No próximo artigo vamos abordar melhor esta questão do “seu valor” na empresa e no mercado, e como ampliar seu valor. Se quer valer mais então pense nisso!!!

Sucesso e conte comigo para contribuir com seu trabalho e sua equipe.

Bruno Krug

Mentoria de Lideranças e Palestras Motivacionais
(55) 98142-5600
contato@brunokrug.com.br

www.brunokrug.com.br

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