UM GRANDE EXEMPLO HISTÓRICO DE LIDERANÇA

“Liderança é uma ação, não uma posição.” – Donald H. McGannon

Sempre ouvimos muito acerca das características e competências de um verdadeiro líder, mas como sabemos, nada supera o exemplo prático. Com esta ideia, quero lembrar de um texto que li sobre um momento que ficou gravado na história do tempo, referente a lendária figura de Alexandre, O Grande.

Todos sabemos que Alexandre foi criado com grandes sonhos pela sua mãe Olímpia, a qual ajudou ele a ter grande autoestima e autoconfiança, o que certamente muito lhe serviu para ter a força interior de seguir em frente na sua ambiciosa busca de conquistar outras nações e deixar seu nome na história mundial.

Seu pai, Filipe II, rei da Macedônia, escolheu o grande filósofo e mentor Aristóteles para ser o encarregado da sua educação, assim como Lisímaco foi o seu mestre nas técnicas militares.

Alexandre tornou-se um grande líder e é claro que também falhou. Mas não há dúvidas que ele sabia muito bem como liderar seu exército, despertando neles a crença de que eram capazes e estimulando-os a buscar sempre o máximo possível.

Dentre várias histórias das vitórias de Alexandre, encontramos inúmeros exemplos de Liderança em Ação. Vamos lembrar um destes episódios marcantes de sua história, o qual ilustra claramente o que é Liderança em Ação, através de um episódio ocorrido em setembro de 325 AC. Neste período Alexandre atravessava com suas tropas um dos mais inóspitos desertos da Terra, na sua marcha para o sul da Gedrósia.

Nesta travessia do deserto seu exército ficou sem água e os comandados demonstraram sua lealdade e preocupação com seu líder, juntando o pouco de água que lhes restava, para oferecer a seu rei toda a quantidade de água conseguida.

Ao receber tal demonstração de respeito e admiração, Alexandre tomou a decisão certa e diante de seu exército, derramou na areia toda a água que lhe fora oferecida num capacete de prata. Foi um gesto marcante com o qual demonstrou que estava na mesma posição que todo o seu exército e que com eles seguiria até o final. Com esse pequeno e grandioso ato, transmitiu a força necessária para que o seu exército conseguisse sobreviver.

E assim ficamos nos perguntando: será que nós também somos capazes de demonstrarmos gestos de Liderança em Ação para nossa equipe, ou apenas seguimos como chefes medíocres que apenas pensam em se destacar e em acumular para si os ganhos e as glórias da sua equipe.

Espero que você seja um dos que fazem a diferença em sua organização e na sua comunidade, com palavras que estimulem a busca da excelência e com ações que demonstrem seu compromisso com aqueles que estão junto a você.

Concluo esse artigo com uma frase de Alexandre: “A sorte favorece os destemidos”.

Abraços e desejo que você seja um grande exemplo de pessoa e de liderança.

Bruno Krug

Mentoria de Lideranças e Palestras Motivacionais
(55) 98142-5600
contato@brunokrug.com.br

www.brunokrug.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *