12 CONSELHOS PARA DESENVOLVER SUA OUSADIA E AUTOCONFIANÇA

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso.” – Ralph Waldo Emerson

Ninguém questiona que possuir autoconfiança e ousadia faz muita diferença na vida de uma pessoa, e que desenvolver estas qualidades torna-se essencial para se ter maior sucesso na carreira profissional, bem como para viver uma vida mais saudável, produtiva e feliz. Ao mesmo tempo todos sabemos que ninguém nasce confiante e que autoconfiança precisa ser desenvolvida.

Pensando nisso, coloco abaixo 12 práticas que aplico com meus clientes, e que tem produzido grandes mudanças em suas vidas. 

Espero que você utilize as mesmas, pois sei que irás ter um grande proveito e verás boas mudanças em si mesmo.

12 SUGESTÕES PRÁTICAS PARA EXERCITAR

Pensando nisso, segue abaixo algumas sugestões para fortalecer sua autoconfiança e sua capacidade de ousar mais, e se você fizer isto, em pouco tempo vai aumentar sua segurança pessoal e sua autoestima, porque ao se tornar mais seguro, você também passa a dar mais valor a si mesmo:

 

1) COMECE PEQUENO – Inicialmente não se preocupe em enfrentar os grandes desafios, mas comece a assumir atitudes de riscos razoáveis. Tome atitudes que exijam pequenos riscos, e que se não derem certo, não irão comprometer grandes perdas. Pouco a pouco vá assumindo riscos maiores, e com o passar dos meses, irá se perceber tendo uma postura muito mais ativa e forte no seu dia a dia.

2) EXPRESSE – Manifeste a sua opinião e defenda os pontos de vista que você acredita serem corretos. Ao mesmo tempo, passe a não dar tanta importância aos que os demais pensam sobre você, a não ser que sejam pessoas realmente sábias e relevantes, pois estas realmente possuem muito a nos ensinar. O importante é que você passe a expressar suas ideias e opiniões, de forma assertiva e adequada. Claro que se alguém provar que está errado, então simplesmente aceite, agradeça e aproveite para crescer e mudar suas ideias, crenças e percepções.

3) ASSUMA – Reconheça os seus erros para si mesmo e para outros sem, no entanto, se desvalorizar perante os mesmos. Errar é natural e não precisamos ter vergonha disto. Antinatural é ficar se corroendo internamente com desvalorização pessoal, e pior, tentar passar a ideia de que é perfeito e que nunca erra. Todos vencedores erram, aprendem com os erros, e crescem superando os mesmos.

 4) PONHA LIMITES – Não permita que humilhem você. Quando alguém tentar humilhar você, fale sério e mantenha-se firme na decisão de não permitir que o desvalorizem. Expresse que não está satisfeito com o referido comportamento e dê um “gelo” em quem trata você mal. Ou encontre qualquer outro modo de demonstrar que você não quer e que não aceita ser maltratado e desrespeitado.

5) NÃO ENTENDEU – Quando não entender alguma coisa, tenha a capacidade de dizer abertamente quando não entendeu o que está foi dito. Muitas vezes temos vergonha de dizer que não entendemos, e por isto não compreendemos o que os outros dizem, e tampouco aprendemos algo realmente novo para a vida. Somente pessoas seguras lidam bem com isto.

6) ACEITE FALHAR – Não tema se embaraçar ou falhar perante os outros. Lembre que as pessoas que são as mais bem-sucedidas, que mais prosperaram e venceram na busca de seus sonhos, são geralmente as que mais vivenciaram os momentos de sofrimento por falharem na vida, pois para chegar aonde chegaram tiveram que passar por muitas dificuldades reais e muitas barreiras emocionais ao longo do caminho. Pessoas vitoriosas foram as que mais falharam porque também foram as que mais esforços e tentativas fizeram em direção aos seus sonhos e ideais. A grande diferença é que elas não se encolheram e desistiram quando cometeram alguma falha ou erro. Apenas corrigiram a rota e tentaram de novo até conseguirem o que queriam, e por isso foram muito mais longe do que os demais.

7) NOVIDADES – Constantemente busque fazer coisas novas. Experimente fazer coisas diferentes do que sempre faz, e procure aprender novos conhecimentos, novas ideias, novas habilidades. As habilidades se desenvolvem com a prática, e os bem competentes foram pessoas que praticaram muito, até tornarem-se muito bons naquela área. Ao se esforçar para aprender novas ideias você se torna mais aberto, flexível e confiante. Portanto, aceite novas experiências, novos sabores, novas cores, novos caminhos e novas ideias. Assim você se torna uma pessoa realmente interessante e capaz. 

8) DESCONFORTO – Aprenda a sair da sua zona de conforto e busque conhecer novas pessoas. Arrisque-se falando com pessoas estranhas, desconhecidas e com opiniões diferentes das suas. Não se preocupe em provar que está certo, mas tente ouvir mais e assim refletir mais sobre as suas ideias. Aproveite para ampliar seus conhecimentos e sair do pensamento comum, buscando sempre pensar e evoluir. Agindo assim, no mínimo estará fortalecendo suas relações e sua capacidade de respeitar e tolerar aos demais, o que lhe ajudará em muitos momentos da vida social, pessoal e profissional.

9) VIZUALIZE – Mentalize-se agindo diferente, com mais ousadia e enfrentando as situações de forma mais positiva e segura. A mente é interessante e quanto mais você conseguir mentalizar que está agindo com novos padrões de comportamentos, tanto mais facilmente você passará a agir com atitudes mais adequadas e positivas. Isto vai torná-lo mais confiante e ousado.

10) DESAFIE – Desafie a si mesmo sempre que possível, mesmo em pequenas coisas que te intimidam. Por exemplo: faça compras em lojas que não costuma comprar, ou nas que se sente intimidado ou desconfortável. Entre, olhe, pergunte, e não se sinta obrigado a comprar pela intimidação de algum vendedor mais dominador ou manipulador. Pouco a pouco você vai perceber que conseguirá dizer “não” quando realmente não deseja algo, e assim vai evitar que outros manipulem ou dominem você. 

11) PARTICIPE – Aceite convites para participar de reuniões, debates ou festas, mesmo que não saiba quem poderá estar lá, ou mesmo sabendo que não terá nenhum conhecido no local. Ao mesmo tempo em que vai ampliar as possibilidades de fazer melhores negócios, terá mais oportunidades de conhecer novas pessoas e fazer mais amigos. Isto também vai fortalecer sua autoestima e autoconfiança, bem como suas habilidades de comunicação e relacionamentos.

12) DECIDA – Comece a tomar pequenas decisões, mesmo as mais banais. Pense no que precisa decidir e decida por algo. Não tem que acertar sempre, mas precisa aprender a agir com mais rapidez e ousadia. Parabenize-se por agir como uma pessoa decidida, e lembre-se que aprender a tomar decisões se aprende tomando decisões. Você vai se surpreender como vai se sentir melhor passando a agir assim.

Estes são conselhos práticos que ao ser aplicados no dia a dia, irão tornar você e sua vida mais plena, realizada e diferenciada. Com a prática diária, você se transforma em uma pessoa mais segura e ousada, e passa a viver muito melhor e ter melhores resultados na carreira e nos relacionamentos.

Um grande abraço e continue confiando em sua capacidade de superar e vencer.

Bruno Krug

Mentoria de Lideranças e Palestras Motivacionais
(55) 98142-5600
contato@brunokrug.com.br

www.brunokrug.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *