SEJA FLEXÍVEL E VIVA COM LEVEZA

“Complicar aquilo que é simples é lugar-comum; tornar simples o que é complicado é criatividade.” – Charles Mingus

3 Perguntas para começar:
– Você gosta de ser criticado em tudo o que faz?
– Você critica os outros constantemente?
– Você conhece uma pessoa crítica que vive feliz e com prazer?

Tenho certeza de que você não gosta de estar ao lado de pessoas que passam julgando o que você pensa e criticando constantemente o que você faz no seu dia a dia.

Por outro lado, posso afirmar que se você é uma das pessoas que vive a vida observando e criticando aos demais, com certeza você não vive feliz e realizado.

O fato é que muitas pessoas vivem suas vidas de forma excessivamente crítica, não somente consigo mesmas, mas também criticando constantemente aos demais. Esta rigidez de padrões de certo-e-errado as faz viver amargas e infelizes, além de afastarem os outros com sua forma negativa de criticar quem não esta agindo ou pensando como elas acreditam que é o correto.

Para viver bem a vida é preciso aprender a ser mais flexível e menos rígido, com mais liberdade e menos regras, mais prazer e menos rancor. Quem é muito “inflexível” em suas ideias e comportamentos tende a viver mais limitado e “quebra” o prazer e os relacionamentos com muita facilidade.

É por isto que os mestres orientais costumam usar o bambu como um bom exemplo de sábia flexibilidade, pois durante uma tempestade o mesmo se curva pela ação dos ventos, o que faz com que o mesmo não se quebre, e ao término da mesma ele possa estar inteiro e voltar a posição normal. Outras árvores mais rígidas, por não serem flexíveis, suportam bem os ventos pequenos, mas costumam quebrar nos grandes vendavais.

Do mesmo modo nós também podemos ser pessoas flexíveis, tolerantes e criativas, ou rígidas, intolerantes e incapazes de mudar e de renovar-se positivamente. Nossa própria rigidez e inflexibilidade frente à vida e as pessoas, tem origem em nossas crenças e tradições limitadoras, as quais nos impedem de viver a vida com mais simplicidade e facilidade, pois tendemos a complicar as coisas e a querer que elas, pessoas ou coisas, funcionem como achamos que devem funcionar.

Regras tem seu valor em muitos aspectos, tanto dentro de uma organização como no trânsito, e ajudam a evitar muitos problemas. Entretanto uma vida cheia de “tem que”, de normas e regras limitantes, impede a pessoa de fluir com mais liberdade, assim como limita a mesma de sentir mais prazer e alegria de viver.

Com certeza é bonito uma mesa bem posta, com copos, guardanapos, talheres bonitos e organizados, mas torna-se negativo quando “exige” que só possamos sentar e comer de determinado jeito, que tal comida só pode ser consumida com determinada bebida ou outras regras “desnecessárias” ao prazer de degustar um bom vinho ao lado de pessoas que amamos ou que estão em nossa companhia.

Quando passamos a dar mais valor as regras do que as pessoas, quando observamos mais a roupa do que a atitude, quando apreciamos mais a marca do que ao conforto de uma roupa, então com certeza estamos aprisionados a conceitos e não estamos vivendo a vida com deslumbre e prazer.

Nos relacionamentos é a mesma coisa. Quanto mais julgarmos e criticarmos aos demais, mais chatos e arrogantes nos tornamos, e ninguém vai nos querer por perto, salvo aqueles que pensam “igualzinho” a nós. Se acreditarmos que só há um jeito certo de viver ( o nosso!!! ), então passamos a criticar a todos os demais e deixamos de aproveitar muitas oportunidades de viver outras experiências, outros sabores, outras alegrias e encantos.

Se tivermos uma visão mais ampla, maior capacidade de compreender, tolerar e renovar, então tudo se torna mais fácil para nós e para as pessoas com as quais nos relacionamos.

Nossa flexibilidade INTERIOR nos permite ter mais opções para a ação, e passamos a ter maior criatividade e adaptação frente às mudanças da vida, em todos os aspectos.

Isto nos deixa mais adaptados para o mundo de hoje, pois o mesmo vive mudando constantemente. Sem contar que teremos probabilidades muito superiores de ter sucesso e de ser feliz, pois saberemos conviver melhor com nós mesmos e com os demais.

Então comece a dar mais espaço para o novo, a ampliar as opções, a permitir mudanças. Experimente viver com menos críticas e sendo mais tolerante com os outros, e ao mesmo tempo pare de se criticar tanto, de impor tantas regras para viver, tantas regras para ser feliz.

Você pode e merece viver com mais simplicidade. Faça sua vida ficar mais leve, vivendo com mais paz e mais carinho, por você e por quem você ama.

Um grande abraço e sucesso em sua caminhada!!!

Bruno Krug

Mentoria de Lideranças e Palestras Motivacionais
(55) 98142-5600
contato@brunokrug.com.br

www.brunokrug.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *