OS 4 FATORES QUE LIMITAM NOSSA VIDA

“Nossa cabeça é redonda para permitir o pensamento mudar de direção.” – Francis Piccabia

Ao longo da vida as pessoas buscam viver felizes. Podemos até dizer que em princípio, todos os seres humanos querem viver muito bem. Querem amor, felicidade, saúde, prosperidade e paz. Entretanto, apesar disto a maioria das pessoas vive infeliz, frustrada e acomodada. 

Por quê? O que nos limita nossa vida e sonhos?

Em princípio há quatro grandes fatores que limitam nossa vida:

1)     Nossas Crenças;

2)     Nossa Percepção da Realidade;

3)     Os Conhecimentos que dispomos (ou a falta deles);

4)     As Informações que possuímos.

Estes quatro fatores limitam nossas decisões e ações, pois crenças limitantes ou negativas levam a uma percepção da realidade limitada que nos impedem de agir de forma mais sábia, prazerosa e ousada, assim como a ignorância de conhecimentos e informações nos impedem de poder ter melhores decisões pela falta de conhecimento das possibilidades que existem ao nosso redor.

NOSSAS CRENÇAS e PERCEPÇÃO DA REALIDADE

Aquilo que você acredita determina como você vê e vive a realidade.

Em princípio todos seres humanos são frutos de uma cultura e tendem a reproduzi-la. Geralmente as crianças são educadas com boas intenções, mas de forma errada, e que sem querer aprendem a viver infelizes e a valorizar o negativo, o que falta e as dificuldades. Isto tende a nos prejudicar em nossa visão do mundo e consequentemente, em nossas atitudes diárias, trazendo diversos prejuízos e sofrimentos.

As crenças nos levam a ter uma percepção da realidade melhor ou pior. Quem acredita que não existe amizade verá atitudes mesquinhas e não verá as atitudes bonitas de outras pessoas. Quem acredita que é possível crescer e prosperar verá um mundo de oportunidades e exemplos positivos de superação e vitórias, e quem acredito que se nasceu para ser pobre não há o que fazer, fará isto de sua vida e assim por diante. Cada crença pode ser positiva ou negativa, e as positivas expandem possibilidades enquanto que as negativas limitam possibilidades. Pense a respeito disto e a respeito de como são as suas crenças sobre amigos, vida, família, dinheiro, sexo, prazer, sucesso e assim por diante – depois busque ajuda se necessário, mas não se acomode com as crenças e um olhar negativo da vida e de si mesmo.

Por isto precisamos aprender a olhar nossa vida de forma mais positiva. Para sermos mais felizes e bem-sucedidos precisamos também saber valorizar o que possuímos de bom em nossa vida, bem como aprender a apreciar nosso trabalho, família e amigos, e a ter crenças que nos façam acreditar que somos capazes de mudar, de vencer e de ser feliz, pois quando acreditamos que algo não possa ser feito, ou que nós não possamos fazê-lo, simplesmente não nos esforçamos.

CONHECIMENTO E INFORMAÇÕES

Você literalmente está limitado pelo conhecimento que possui, ou pela ignorância do que desconhece. O fato de ser ignorante em determinados assuntos nos impede de podermos agir de forma mais inteligente e prática, limitando nossas escolhas.

Por outro lado, quanto mais conhecimento e informações possuirmos, mais chances teremos de fazer melhores escolhas, pois nosso cérebro é sábio e tende sempre a escolher o que lhe parece a melhor escolha, mas para que isto seja possível o mesmo precisa ter diversas alternativas para analisá-las e fazer suas escolhas, quer consciente ou inconscientemente.

Assim também nas empresas tomamos decisões de acordo com as informações que possuímos sobre o assunto em questão. Do mesmo modo podemos entender melhor as situações e pessoas se possuirmos maiores conhecimentos sobre as mesmas, e podemos aproveitar melhor as oportunidades da vida e do mercado se tivermos acesso as informações que nos ampliam as chances de prosperar e ascender na carreira.

O conselho aqui é óbvio: estude mais, ouça mais, busque mais, leia mais, conviva mais e esteja atento a tudo que possa agregar a sua vida. Enfim, mantenha-se sempre disposto a aprender. Lembre-se que todos tem algo para nos ensinar e precisamos estar dispostos a aprender e a crescer com elas.

Então se você realmente quer dar um impulso a sua vida, carreira e felicidade, será preciso abrir sua mente a novas oportunidades e possibilidades. É preciso passar a olhar a vida e a si mesmo de forma mais positiva, buscando aprimorar suas competências profissionais e a desenvolver suas qualidades humanas, pois aquele que sabe seus limites e seu valor tem mais condições de dar os passos certos, assim como sabe onde precisa de ajuda e dispõem-se a ir fazendo as mudanças necessárias.

“Quando a mente de uma pessoa expande-se ao criar uma nova ideia, nunca mais voltará a sua dimensão original.” – Oliver Wendell Holmes

Ser feliz é muito mais uma decisão pessoal do que uma circunstância da vida, assim como as mudanças nas questões profissionais e financeiras precisam ser baseadas em conhecimentos úteis e atitudes positivas.

Veja sua realidade e trabalhe no seu mundo interno ( crenças, regras, valores, programações, percepções ) para ser mais inteligente, sábio e feliz, e ao mesmo tempo aprimore os relacionamentos, a comunicação e os conhecimentos. Verá que dentro de alguns meses sua vida já terá boas mudanças e que se continuar se aprimorando e desenvolvendo, as mudanças serão profundas, duradouras e muito positivas.

Abraços.

Bruno Krug

Mentoria de Lideranças e Palestras Motivacionais
(55) 98142-5600
contato@brunokrug.com.br

www.brunokrug.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *