É POSSÍVEL TORNAR-SE UM LÍDER?

Uma questão que é sempre levantada nos cursos e palestras que ministro é: A habilidade de liderar já nasce com a pessoa ou pode ser desenvolvida?

Com toda a certeza é uma questão muito importante e que deve ser considerada para que possamos fazer algo positivo a respeito.

Todos nascemos com algumas características semelhantes e outras individuais, o que nos torna distintos uns dos outros. Nascemos com pequenas variáveis e potenciais diferenciados, e alguns deles se destacam mais que outros.

Mas na realidade ninguém nasce “líder”, assim como ninguém nasce orador, pintor, professor ou o que quer que seja. Claro que algumas pessoas possuem algumas características mais desenvolvidas do que outros, seja de nascença ou pelo estímulo recebido em sua formação, mas a maioria das características necessárias a um verdadeiro líder ou a um bom orador, deverão ser desenvolvidas ou aprimoradas no decorrer da vida.

Obviamente, para algumas pessoas, poderá ser mais fácil tornar-se um líder, pois existe um potencial de liderança mais a “flor da pele”, o que facilita o processo. Para a maioria desses indivíduos o seu potencial de liderança vai surgindo no dia a dia, de forma mais natural, mas mesmo assim, precisam aprimorar o seu talento de liderança de forma inteligente e equilibrada, para que não venham a tornar-se tiranos, manipuladores ou algo semelhante.

Muitos gostariam de ter o poder de liderar pessoas, mas não acreditam que podem conseguir isso. Por outro lado, muitos são líderes e não têm muita consciência de que já o são. Outros até acham que são, mas não o são realmente. Tanto é que há uma frase de Margareth Thatcher que exemplifica muito bem isto: “Estar no poder ou na liderança é como ser uma dama. Se tiver que dizer as pessoas que você é, é porque você não é”.

“TER PODER NÃO SIGNIFICA SER UM LÍDER”

Ocorre que muitas pessoas possuem algum poder político, econômico, social, o que leva as demais pessoas a escutá-los com mais atenção ou temor, mas isto não os torna verdadeiramente líderes, e sim pessoas detentoras de poder. Se além de ter o poder conseguissem ser verdadeiros líderes, certamente tudo seria muito mais fácil.

Certamente que algumas pessoas sentem maiores dificuldades em desenvolver certas competências por conta própria, entretanto com treinamento e acompanhamento individualizado é possível ajuda-los a desenvolver seu potencial de liderança, assim como é possível ensinar quem estiver disposto a aprender a falar bem em público, ser um bom vendedor, gestor ou professor.

VOCÊ PODE SER UM LÍDER

Na prática, com treinamento adequado feito por bons profissionais e a dedicação de tempo e esforço de quem busca aprender, podemos ajudar pessoas a melhorarem sua comunicação, segurança, inteligência e capacidade de negociação, da mesma forma como podemos ajudar aqueles que se dispõem a melhorar sua performance.

É possível desenvolver ou aprimorar competências necessárias ao exercício da liderança, tais como domínio emocional, habilidades de relacionamento, comunicação e persuasão, motivação de equipes e outras competências que permitem a uma pessoa tornar-se um líder competente em sua função, e desta forma conseguir maior comprometimento e melhores resultados com suas equipes.

Pessoalmente adoro a citação do ex-presidente norte-americano John Kennedy que diz:

“Liderança e aprendizado são indispensáveis um ao outro.”

E aqui fica a pergunta: você quer ser um grande líder, com resultados excepcionais, ou prefere dizer que não tem como fazer isto, que a equipe não quer ou que de nada adianta fazer coisa alguma, pois as pessoas não mudam?

A decisão é somente sua e os resultados de suas escolhas também. Sendo assim assuma o papel da liderança e torne-se o melhor líder que puder ser!

Bruno Krug

Mentoria de Lideranças e Palestras Motivacionais
(55) 98142-5600
contato@brunokrug.com.br

www.brunokrug.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *