Todos nós sabemos que conquistar e manter clientes é vital para os nossos negócios, pois se não houver lucro, não haverá como manter a empresa e é por isto que nunca devemos deixar de atendê-los com interesse, competência e cordialidade. Entretanto, a quantidade de empresas que perdem seus clientes é imensa, e para evitar isso, seguem seis conselhos que ajudam a melhorar a relação com nossos clientes:

  1. DISPONIBILIDADE – Esteja predisposto a atender a todos com extrema simpatia, respeito e atenção, buscando entender bem as necessidades, urgência e gostos do seu cliente, bem como suas reclamações, sugestões e opiniões. DICA: NÃO É PENSANDO EM SI QUE TERÁS SUCESSO!
  1. CONHEÇA SEU PRODUTO – Conheça bem o que vende, seus benefícios e limitações, assim como a concorrência e os clientes. DICA: ATUALIZE-SE SEMPRE.
  1. SIRVA MAIS – Busque em primeiro lugar servir aos seus clientes e depois busque vender aquilo que pode ajudar seu cliente a conseguir o que busca. DICA: TENHA UM INTERESSE VERDADEIRO EM AJUDAR SEUS CLIENTES.
  1. RESOLVA – Seu principal foco é ajudar seus clientes a encontrar uma solução, resolver um problema, eliminar uma dor e trazer um prazer, realização e conforto. DICA: AJUDE-O A RESOLVER O QUE O INCOMODA.
  1. NÃO ENGANE – Lembre-se que é preferível perder uma venda do que perder um cliente ( não force vender aquilo que não serve para seu cliente ). Se não tiver o que ele pede e precisa, e o que você tem não serve para suas necessidades, então diga a verdade, mesmo não fazendo a venda. Você perde uma venda, mas se agir corretamente, ganha um cliente, pois ele vai entender que você agiu honestamente e vai ganhar a confiança dele para com você e seus serviços.
  1. VÁ ALÉM – Pense em como contribuir mais com seus clientes. Converse com seus colegas e encontrem alternativas para surpreender e encantar, e depois, implemente as ideias que sejam boas e práticas. DICA: DÊ SEMPRE MAIS DO QUE ESPERAM DE VOCÊ.

Estas sugestões podem ser simples, mas são importantes para o cliente e seu negócio, e com certeza muitos não fazem o básico e perdem muito por não fazer o que precisa ser feito.

Um grande abraço.
Bruno Krug
Palestrante Motivacional e Mentor de Líderes
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