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VAI LIDERAR OU VAI ENROLAR SUA EQUIPE?

“O único teste de liderança é se alguém segue você.” - Robert K. Greenleaf

A maioria das pessoas que estão em cargos de chefia não são percebidas como líderes e consequentemente não conseguem o melhor da sua equipe. Como consequência as pessoas não fazem além do que é necessário para manter seu emprego, o que significa que trabalham abaixo do seu potencial, com pouca iniciativa e também não apresentam ideias e soluções. Por não admirarem ele como líder e perceberem o mesmo simplesmente como um “chefe”, tendem a ter menor produtividade, maior absenteísmo e também maiores conflitos e insatisfações no trabalho, o que significa perda de tempo, energia e dinheiro.

Neste artigo vamos abordar este tema com 6 perguntas essenciais sobre o tema liderança:

Como definir a verdadeira liderança?
Na minha experiência acredito que liderança é o ato de saber motivar e conduzir pessoas para atingir objetivos comuns. É uma competência na qual a pessoa exerce uma forte influência sobre outras pessoas, levando-as a fazer o que deve ser feito, sem o uso da força ou do medo, pois nestes casos a pessoa será um chefe, um tirano, um manipulador, mas nunca um verdadeiro líder. Por isto é importante entender que a liderança é uma conquista.

Quais são os tipos de líderes?
Os estudiosos da liderança apresentam muitas teorias sobre os tipos de liderança como a que fala dos Líderes Autoritários, Democráticos ou Liberais, ou a que cita os Líderes do tipo Carismático, Executivo, Coercitivo, Distributivo, Educativo, Inspirador e Coach. Pessoalmente acredito que quando uma pessoa usa o poder da coerção e do medo ela não é um líder, mas um chefe ou um tirano. Quando ela apenas exerce funções gerenciais de delegação e supervisão ela é um gestor. Entretanto quando ela consegue fazer com que as pessoas façam o que precisa ser feito, desejando fazê-lo, ela é um verdadeiro líder.

Como conquistamos a liderança?
Costumamos dizer que um líder tem seguidores que acreditam nele e agem de acordo por conseguirem perceber nele alguns pontos importantes, tais como credibilidade, senso de justiça, competência, valores e exemplo pessoal na ação. Sendo assim para conquistar a liderança é preciso agir de forma positiva e isto significa agir com otimismo, competência no que faz, respeito e atenção as pessoas. Da mesma forma é importante entender o que precisam para ajudá-las a atingir seus sonhos pessoais e profissionais.

Se o líder age de acordo com os valores que prega, trata as pessoas com justiça e age com carinho para os que estão ao seu lado, defendendo-os quando necessário e fazendo com que desenvolvam seus potenciais, com certeza as pessoas vão sentir admiração por ele, defendendo-o quando necessário e trabalhando mais para ajudar ele a conquistar aquilo que sonha ver realizado.

Para liderar é preciso “conquistar corações e mentes”
Quando explico em meus cursos e palestras que os líderes precisam “conquistar corações e mentes”, os participantes me perguntam como fazer? Vamos falar de forma bem simples: se uma pessoa quer ser vista como um líder, ela precisa sim conquistar o “coração e a mente” das pessoas, pois se as pessoas gostarem e acreditarem nela, aí elas vão seguir a mesma, assim como irão se esforçar para ajudar a realização daquilo que o “líder” defende como algo importante e positivo para o grupo.

Como fazer isto?
Com atitudes positivas e diárias que levem as pessoas a gostarem, respeitarem e admirarem o líder. Estamos falando de atitudes simples tais como: ser cordial e simpático; dar atenção e ouvir as pessoas; ajudar as mesmas a conseguirem o que desejam; promover o desenvolvimento delas e dar condições de execução; melhorar o ambiente de trabalho; ter uma comunicação clara, constante e sincera, tanto nos momentos bons como nos ruins, pois isto dá segurança e confiabilidade; ser justo e coerente nas decisões; e assim por diante.

Independente de tudo isto você vai precisar delegar, ouvir, motivar, inspirar e ajudar sua equipe a atingir melhores resultados, pois isto também faz parte do papel da liderança.

O líder deve ser exemplo no meio em que atua?
A resposta é “sim”. Se uma pessoa diz uma coisa e faz outra ela não tem coerência e ninguém vai levar ela a sério, nem terá o respeito e a admiração por ela. Se o líder diz que é preciso economizar ele não pode comprar um carro novo que não seja imprescindível naquele momento. Se diz que as pessoas precisam ser pontuais e fazer bem feito aquilo que é de sua competência, ele tem que mostrar seu exemplo na prática do dia a dia. Se agir positivamente, com o passar do tempo as pessoas vão ver nele um exemplo a seguir.

É importante entender que um líder não precisa e nunca será infalível, perfeito ou detentor de toda a sabedoria e coragem, mas precisa ser humano para entender e ajudar as pessoas, e ao mesmo tempo muito comprometido e atuante para servir de exemplo e inspiração a quem estiver ao seu lado. Um líder inspira quando tem sonhos que beneficiam a todo o grupo, e que acredita tanto na possibilidade de realizar estes sonhos que trabalha fazendo o “seu melhor” e leva as pessoas a “dar o melhor” de si.

Um grande líder inspira quando percebe o potencial positivo daqueles que o rodeiam e atua para que elas possam tornarem-se grandiosas e competentes no que fazem. Principalmente quando as trata tão bem que se sintam respeitadas, valorizadas e merecedoras de atenção e carinho. Desta forma inspiram elas a desenvolverem o “seu melhor”, elevando o nível de desempenho e resultados de sua equipe.

Finalizo com duas perguntas:

1) Você gostaria de trabalhar tendo você como seu chefe?

2) Se tivesse um chefe como você, falaria dele para as outras pessoas com entusiasmo, gratidão e orgulho?

Se você responde “sim” a estas duas perguntas, então sigas em frente. Se disse “não” ou se acredita que seus colaboradores diriam “não”, então reflita e faça os ajustes que precisam ser feitos, para que no futuro as respostas sejam “sim” e que possas encontrar as pessoas e ouvir delas que você fez uma grande diferença na vida delas.

Bruno Krug

Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
(55) 3312-5477 / (55) 98142-5600
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