BLOG

VOCÊ QUER VALER MAIS? Crescer na carreira e ter valor no mercado?

Para a grande maioria é difícil conseguir ter uma carreira bem-sucedida, e geralmente não compreendemos o que fazer para alcançar maior sucesso e ter grande ascensão profissional. Por este motivo estamos aprofundando este tema que complementa os dois artigos anteriores e se você não leu os mesmos, aconselho a ler para facilitar a compreensão do tema.

É preciso entender que não adianta apenas sonhar com uma trajetória de sucesso, mas sim entender como fazer para VALER MAIS na empresa e no mercado, e depois agir para ter sucesso.

RESPONDA: Quanto vale uma calculadora comum, com quatro operações e percentual? Quanto vale uma calculadora financeira ou um computador? E quanto vale um notebook de qualidade avançada?

Com certeza você entende que uma calculadora financeira vale bem mais que uma calculadora comum, assim como um notebook vale mais do que um computador, mesmo com configurações semelhantes. E o motivo disto é simples: valem mais porque têm condições de apresentar mais soluções de problemas nos ajudando com melhores resultados nos trabalhos e negócios.

Se já entendemos que uma calculadora financeira vale mais que uma científica, que por sua vez vale mais que a aquela comum que você compra por uns 10,00 reais, então entendeu um princípio básico dos negócios: quem tem condições de apresentar um resultado melhor ou mais rápido para a organização, gera mais lucro e por isto tem mais valor no mercado.

O QUE VOCÊ FAZ PODE SER FEITO FACILMENTE POR OUTROS?

Se o que você faz pode ser facilmente feito por outros então seu valor vai ser menor. Se alguém pode aprender facilmente o que você faz, começa a entrar muitos concorrentes e a baixar o valor do seu trabalho. Isto significa que um médico cirurgião vale mais que um clínico geral, que vale mais que um dentista, uma secretária ou uma faxineira. Não estamos falando de valor como pessoa, mas sim em termos de mercado de trabalho e carreira profissional. Para aprender a fazer uma boa faxina vai levar um mês, mas para ser um professor terá que ter muitos anos de estudo e um neurocirurgião muito mais.

Mas aí muitos vão dizer que não é bem assim porque “eu faço muito e o chefe paga pouco”, ou que “professores tem um valor imenso e não são bem remunerados”, ou então que “tem muitos vendedores que não tem estudo e ganham altos valores” e assim por diante.

OFERTA E PROCURA

Isto tudo tem a ver com outras leis do mercado, como a questão da lei da ”oferta e procura” onde o valor de um profissional raro pode valer mais do que um outro que tem centenas de colegas que fazem a mesma coisa, ou a questão de ter coragem de sair da empresa que não te valoriza e ir para outra que te remunera adequadamente ( mas tem que ser bom mesmo e ter coragem de ousar ) etc.

No caso dos vendedores que não tem o estudo de um profissional da fisioterapia por exemplo, entra a questão que um bom vendedor não precisa ter estudo acadêmico, mas precisa ser capaz de realizar bons negócios para a empresa, e desta forma seu valor pode ser mais elevado do que muitos acadêmicos, conforme o ramo e o mercado em que atua.

Então vamos compreender algumas formas que levam você a valer mais no trabalho, bem como a assegurar maior empregabilidade e possibilidades de ter uma boa carreira.

"Leva tempo para se ter sucesso porque o sucesso é meramente a recompensa natural de se usar o tempo para se fazer bem qualquer coisa." - Joseph Ross

 8 CAMINHOS PARA VOCÊ VALER MAIS 

Compreendendo tudo isso o caminho para você valer mais é realmente tornar-se um profissional que gera soluções e lucratividade para a empresa. Isto pode ser feito por um dos diversos caminhos que te tornam especial:

CONHECIMENTO MAIOR - Vale mais quem tem amplo conhecimento necessário a empresa, pois isso o torna importante para a mesma;

CONHECIMENTO ESPECÍFICO - Quer por estudo ou por experiência, vale mais quem sabe o que poucos sabem, pois isso lhe permite ter respostas e soluções para resolver problemas da empresa ou da gestão;

MELHOR, MAIS OU DIFERENCIAL - Vale mais que produz com maior qualidade que os demais, assim como vale mais que tem mais produtividade ou que apresenta algum diferencial importante que agrega lucro ao negócio;

RELACIONAMENTO - Também vale mais aquele profissional que fortalece, motiva ou gera um impacto positivo na união e produtividade da equipe de trabalho por meio de um bom relacionamento com os colegas, os quais irão retribuir apoiando o seu crescimento na empresa;

DESTAQUE - Vale mais quem sabe aproveitar as oportunidades que se apresentam para se destacar positivamente, o que o torna mais visível, gerando mais possibilidades de ser visto e ouvido com atenção, bem como de vir a ser promovido a cargos de maior importância;

COMPROMETIMENTO - Com certeza vale mais quem tem comprometimento e iniciativa para “fazer acontecer”, o que significa que não fica parado, aguardando alguém mandar fazer ou evitando trabalho e problemas, e provavelmente é aquele que sempre “faz mais do que a obrigação”, o que o torna muito valioso aos olhos da chefia;

SOLUÇÕES - Quem apresenta ideias, melhorias, inovações ou soluções para tornar o trabalho melhor, mais econômico ou lucrativo, tem mais valor no mercado, não somente o seu trabalho, mas melhor ainda se contribuir para facilitar e enriquecer o o trabalho dos demais membros da equipe;

PODER - Vale mais aquele que tem o poder, mesmo que informal, de influenciar e levar pessoas à ação, o que o torna um líder na equipe e com grandes possibilidades de assumir o poder e a responsabilidade que um cargo mais elevado exige.

Agora você entende como ter maior valor e precisa se questionar sobre o que tem feito para alcançar o sucesso, ou se fica acomodado esperando que vejam o seu “grande talento” ou sua “imensa inteligência e poder de liderança” e o promovam a um grande cargo. Entenda que seus pais e avós podiam até dizer coisas linda a seu respeito, mas para seus chefes e o mercado, você só tem valor se realmente fizer algo que o torna mais valioso.

QUANTO VOCÊ QUER VALER? 

Por isto te pergunto: Você quer ter um valor pequeno, médio ou grande? Você quer ser apenas mais um, facilmente substituível ou quer ser alguém necessário, importante e que agrega valor a equipe?

Se quer valer mais então passe a desenvolver maior competência, aumentando seus conhecimentos e sua visibilidade, desenvolvendo uma mentalidade e uma postura de confiança, responsabilidade e liderança para servir a equipe, aos superiores e clientes. Fazendo assim você se destaca e com certeza vai conseguir progredir na carreira entregando maior valor a empresa e destacando-se no mercado, pois se os chefes não valorizarem você ou a empresa não puder lhe promover por não ter espaço, o mercado vai te encontrar e premiar. É apenas questão de dedicação, comprometimento e tempo.

Um grande abraço e conte comigo para lhe ajudar ou para desenvolver suas lideranças e equipes de trabalho.

Bruno Krug
Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
(55) 3312-5477 / (55) 98142-5600
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
www.brunokrug.com.br
https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional

PROCURAR

FACEBOOK