BLOG

13 PERGUNTAS INTELIGENTES PARA APLICAR NOS NEGÓCIOS

“A vida não passa de um jogo em que todas as respostas existem... você só precisa encontrar as perguntas certas para vencer.” - Anthony Robbins

Nota: este artigo é uma continuação do artigo anterior, voltado a entender Perguntas Inteligentes (para aplicar a gestão de sua empresa e negócios).

No artigo anterior estivemos falando sobre a importância de aprendermos a fazer “perguntas inteligentes” para que possamos encontrar “respostas inteligentes”, partindo do princípio que nossa mente sempre “foca” sua atenção naquilo que estamos observando, e que se “focarmos” nossa mente em ideias negativas vamos perceber mais o negativo do que o positivo, e se “focarmos” no que é positivo é isto que vamos perceber.

Alguns criticam muito as ideias de motivação e autoajuda, sem perceberem que as pessoas vencedoras são extremamente motivadas e se seguirmos seus conselhos com certeza teremos muito mais ações positivas e inteligentes em nossa vida. Ou você conhece alguma pessoa negativa que é bem-sucedida e feliz? Eu não conheço e duvido que existam pessimistas felizes e vencedores.

Perceba que quando você compra um carro novo, nos dias seguintes vai passar a perceber muitos carros iguais ao seu, como se tivesse ocorrido uma promoção deste modelo, quando na verdade agora sua mente tende a perceber este carro no meio dos outros.

Perguntas Inteligentes para Fazer se desejas melhorar seus resultados
Da mesma forma que sua percepção do carro ficou mais focada naquele modelo que você adquiriu, sabemos que o ato de aprender a pensar e fazer perguntas inteligentes podem levar a mudar o mundo, principalmente quando se tratando de questões objetivas sendo abordadas.

Então precisamos usar nossa mente de forma mais útil, e fazer perguntas inteligentes e provocativas, que nos conduzam a respostas melhores é um grande instrumento de melhorias e soluções para os negócios e a carreira. Por este motivo compartilho 13 perguntas inteligentes que você deveria fazer para obter respostas que possa impulsionar seus negócios e seu sucesso:

1) Como podemos transformar os problemas em oportunidades? (observe que geralmente há uma oportunidade oculta em cada “situação problemática”)

2) Como podemos melhorar nossos serviços e produtos de tal forma que os benefícios para o cliente sejam ampliados? (diferenciar, agregar ou facilitar)

3) O que outras empresas bem-sucedidas fizeram ou fazem que podemos copiar ou imitar? (adaptado a nossa realidade e necessidade)

4) Quais são as coisas que fazemos que já não tem tanto valor e que podem ser eliminadas?

5) Quais são os produtos e serviços que geram poucos resultados e que precisam ser “cortados” das nossas ofertas aos clientes?

6) Como tornar nosso serviço ou produto mais atraente aos olhos do cliente?

7) Como podemos elevar o nível de satisfação dos nossos clientes? (ações práticas que tornem o cliente mais satisfeito e se possível, surpreendido)

8) Como podemos conseguir dar mais destaque ao que vendemos? E como podemos conseguir mais visibilidade para nossa empresa? (pense em quem pode ajudar neste sentido)

9) Existem novos mercados para os nossos serviços e/ou produtos?

10) Como podemos “enriquecer” as vidas daqueles que trabalham conosco? (o que podemos fazer para melhorar o nível de motivação ou de qualidade de vida dos nossos colaboradores, ou como podemos ajudá-los a conquistar seus objetivos?)

11) Como podemos simplificar o que fazemos? (observe que esta mesma pergunta está expressa de forma simplificada)

12) Como podemos nos tornar conhecidos sem pagar publicidade? (lembre-se que há muitas formas de se destacar com baixo investimento ou até somente com algum apoio ou parceria)

13) Quem pode nos ajudar a mudar, crescer, pensar, evoluir? (quais são as pessoas que podem que podem agregar valor ao nosso negócio? quem pode me ajudar como profissional, gestor, consultor, coach? ou então, quem pode ser nosso parceiro de alguma forma que irá beneficiar a ambos?)

Estas são algumas perguntas inteligentes que você pode começar a fazer com sua equipe, e que se fizer certamente obterá maior comprometimento das pessoas e grandes melhorias ou soluções. Há muitas outras que procuro fazer junto aos meus clientes, mas comece com estas. E lembre-se de valorizar aqueles que te ajudam a obter boas respostas, pois é a valorização do positivo que vai gerar mais “positivo” em sua empresa e seus negócios.

"A melhor maneira de ter uma boa ideia é ter muitas ideias". - Linus Pauling

Então vá em frente sempre pensando de forma inteligente. Tenho certeza de que vai ampliar seu sucesso e seus lucros, e isto é bom para você e sua equipe.

Bruno Krug

Palestrante Motivacional e Mentor de Líderes
(55)3312-5477 / (55)98142-5600
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional

PROCURAR

FACEBOOK