BLOG

PARE DE ALIMENTAR O MONSTRO DA CRISE

“Crises e impasses, quando ocorrem, têm ao menos uma vantagem: forçam-nos a pensar.” - Jawaharal Nehru

Se pararmos para pensar, nos momentos difíceis da vida, nos conflitos e nas crises, geralmente fazemos aquilo que não devemos fazer. Ao invés de nos fortalecermos e tomarmos atitudes positivas para melhorar, mudar e resolver, a tendência é de nos acomodar, reclamar e complicar ainda mais.

Se olharmos para a questão das crises, podemos perceber padrões semelhantes que prejudicam a solução. Podemos até brincar dizendo que as crises se alimentam das nossas dúvidas, inseguranças, medos e com isto elas crescem mais ainda. Com estes sentimentos ruins ficamos alimentando pensamentos de “tá-dificil-demais”, “não-tem-jeito-mesmo”, “só-vai-ficar-pior” e outros ainda piores, ao invés de unirmos forças e buscar ajuda, acabamos em um círculo de pessoas que alimentam ainda mais nossas dúvidas, procurando consolo naqueles que dizem: Os outros também estão indo mal. Ao invés de buscarmos soluções possíveis para amenizar ou resolver, vamos em busca de explicações que ajudam a perpetuar as crenças negativas de impossibilidades.

Não estou dizendo que é só tirar o S da CRISE e passar a criar e inovar. Isto é muito fácil de falar e nem sempre fácil de fazer, e até mesmo é muito difícil para quem está com as contas apertadas sem capital para inovar, divulgar ou investir e assim por diante. Tampouco estou dizendo que tudo vai se resolver num momento com uma atitude positiva, um grito-de-guerra-matinal-da-equipe ou com algo parecido, pois muitos problemas do contexto em que estamos vivendo e da crise tem relação com governantes e com a passividade e cultura do povo que estamos inseridos. Entretanto, usar isto como desculpa para ficar parado esperando que a solução venha de fora só vai piorar tudo, e não é isto que você quer. Estou certo?

Então o que proponho a você é trocar ideias com pessoas inteligentes, com empresários que já enfrentaram e superaram outras crises, com quem tem mais garra, otimismo e capacidade de “fazer acontecer”, pois eles vão te ajudar a mudar de forma positiva. Acredito também na necessidade de procurar aplicar o princípio de Paretto, eliminando atividades, produtos e comportamentos que dão trabalho e não dão resultados, e focar nos 20% que fazem toda a diferença nos negócios e na vida.

Acredito muito na importância de orar e acreditar em Deus, pois nos momentos difíceis isto faz toda a diferença, mas sempre fazendo a sua parte para mudar o que precisa ser mudado. Se os problemas estão difíceis penso ser de grande valor a ideia de focarmos em resolver os problemas do dia, fazendo o que é possível no momento, e não pensando muito em tudo o que tem pela frente. Resolvendo o que tem que ser feito no momento, você vai recuperando a esperança e a força para superar tudo o que precisa.

Responda e aja:

a) O que preciso mudar em meu comportamento urgentemente?
b) Quais são as atividades que não estão sendo valiosas ou lucrativas e que preciso eliminar? Quais são os produtos e serviços que preciso parar de negociar?
c) Quais são as ações que realmente fazem a diferença e que preciso intensificar na minha vida e meus negócios? Quais são os produtos e serviços que realmente tem valor e que precisam de mais atenção, visibilidade e dedicação?
d) Quais são as pessoas que preciso ter ao meu lado e quais não me ajudam ou até prejudicam? Quais são os clientes ou nichos de mercado que preciso dar mais atenção e de quais preciso me afastar?
e) Quais são os parceiros com quem posso contar? Quem precisa de mim e que posso ajudar mais?
f) O que posso fazer para mim mesmo, que me dê mais tranquilidade, prazer e bem-estar para ter força e calma e assim lidar melhor com tudo isso? Como e quando posso começar a fazer isto?

Então, chega de alimentar os problemas e a crise e parta para a ação, fazendo TUDO AQUILO QUE ESTÁ AO SEU ALCANÇE, tudo aquilo que é possível agora. O que está fora do seu controle pode ser “entregue” nas mãos de Deus, mas não esqueça que Deus também faz os seus milagres por meio das pessoas que estão ao seu lado e podem ajudar você. Então busque ajuda, trabalhe e viva de forma a ter seus momentos de prazer, descanso e de amor, pois é preciso momentos de descanso e alegria para adquirirmos a energia necessária para a superação.

Abraços e sucesso a você. E conte comigo se precisar conversar ou fortalecer sua equipe!!!

Bruno Krug
Palestrante Motivacional e Mentor de Líderes
(55)3312-5477 / (55)98142-5600
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional

PROCURAR

FACEBOOK