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8 IDEIAS PRÁTICAS PARA MANTER CLIENTES

“Nós ensinamos ao nosso pessoal: ‘Não venda um carro aos clientes, ajude-os a comprar um.’ ”

Greg Pensk – Presidente da Longo Toyota and Lexus, maior revendedor Toyota dos EUA 

Todos nós sabemos que conquistar e manter clientes é vital para os nossos negócios, pois se não houver lucro, não haverá como manter a empresa e é por isto que nunca devemos deixar de atendê-los com interesse, competência e cordialidade. Entretanto, a quantidade de empresas que perdem seus clientes é imensa, e para evitar isso, seguem sete conselhos que ajudam a melhorar a relação com nossos clientes:

1. DISPONIBILIDADE - Esteja predisposto a atender a todos com extrema simpatia, respeito e atenção, buscando entender bem as necessidades, urgência e gostos do seu cliente, bem como suas reclamações, sugestões e opiniões.

2. CONHEÇA SEU PRODUTO - Conheça bem o que vende e que benefícios proporcionam. Assegure-se que seus clientes saibam disto ( sua equipe também precisa estar preparada ).

3. SIRVA MAIS - Busque em primeiro lugar servir aos seus clientes e depois busque vender aquilo que pode ajudar seu cliente a conseguir o que busca.

4. FAÇA ALÉM - Pense em como contribuir mais com seus clientes. Converse com seus colegas e encontrem alternativas para surpreender e encantar, e depois implemente as ideias que sejam boas e práticas.

5. RECONQUISTE - Invista tempo e dinheiro para reconquistar clientes que estavam afastados da empresa. Além de conquistar clientes que estavam perdidos, fará com que falem bem de você e sua empresa.

6. VALORIZE OS ANTIGOS CLIENTES - Concentre maior atenção para manter a fidelidade dos atuais clientes, investindo tempo, dinheiro e energia para satisfazê-los ( custa muito reconquistá-los ).

7. DÊ CONDIÇÕES - Delegue poder e condições para que seus funcionários possam atender com qualidade, competência e rapidez. Se não fizer isso não poderá cobrar bons resultados.

8. NÃO PERCA SEU CLIENTE - Lembre-se que é preferível perder uma venda do que perder um cliente ( não force vender aquilo que não serve para seu cliente ). Se não tiver o que ele pede e precisa e o que você tem não serve para suas necessidades, então diga a verdade, mesmo não fazendo a venda. Você perde uma venda, mas se agir corretamente, ganha um cliente, pois ele vai entender que você agiu honestamente e vai ganhar a confiança dele para com você e seus serviços.

Lembre-se que clientes são a chave do sucesso e que “Só existem 4 estratégias básicas de crescimento: Vender mais produtos existentes para clientes existentes. Vender novos produtos para clientes existentes. Vender produtos existentes para novos clientes e Vender novos produtos para novos clientes.” – Phlilip Kotler 

Estas sugestões podem ser simples, mas são importantes para o cliente e seu negócio, e com certeza muitos não fazem o básico e perdem muito por não fazer o que precisa ser feito.

Um grande abraço.

Bruno Krug

Palestrante Motivacional e Mentor de Líderes

(55)3312-5477 / (55)98142-5600

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https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional

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