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CORONAVÍRUS - SEUS NEGÓCIOS NÃO PODEM PARAR

Que a questão do Coronavírus é seríssima não há nada a questionar, e com certeza é fundamental prevenir os cuidados com a nossa saúde, bem como ajudar aos nossos colaboradores nesse sentido. Só que o problema é bem maior do que isso, e suas respostas no enfrentamento dele é que irão determinar os resultados que irá obter, apesar da crise real.

O fato é que, com Coronavírus ou não, “seus negócios” não podem parar e forma alguma, pois se você não cuidar do seu negócio e sua carreira, com certeza irá se arrepender em pouco tempo. Uma crise econômica pode não afetar tanto as empresas do porte do Bradesco, Mc Donald`s, Havan, Carrefour, Microsoft ou Google, mas pode destruir em pouco tempo as pequenas empresas, que podem não ter reservas para “bancar” o tempo parado, e a queda na produtividade e no faturamento.

Essa crise originada pela propagação do Coronavírus é como outra das tantas crises que as empresas passaram, e nós brasileiros já passamos por muitas, quer por problemas políticos, doenças virais, secas duradouras ou de outras origens. Sabemos que pela dedicação e competência dos profissionais de saúde, dos pesquisadores e medidas internas de governos e empresas, isso vai ser resolvido em dois ou seis meses. Também entendemos que afeta você, seus negócios e seus concorrentes. Poucas são as empresas que irão tirar um grande proveito dessa crise, e a questão é “o que nós vamos fazer” para amenizar os problemas, otimizar nossos equipamentos e nosso pessoal, e para aproveitar as oportunidades que podem surgir, e surgem, em todas as crises.

Por isso o conselho é otimizar o tempo dos gestores e colaboradores para planejar estratégias que possam ajudar sua empresa, fazer manutenções preventivas, limpezas, reformas e tudo o mais que pode ser feito, sem esquecer os cuidados com a prevenção básica da saúde. Também é hora de aumentar os conhecimentos dos produtos, conhecer mais a concorrência, treinar os colaboradores, quer em pequenos grupos ou online, fazer pesquisas internas, buscar sugestões de melhorias e muito mais. Sem contar que há muito trabalho que seus profissionais podem fazer, mesmo dentro de suas próprias casas (home office), o que inclui contatar com seus clientes, vender, comprar, desenvolver novos programas ou produtos, etc.

O que não dá é simplesmente parar e esperar tudo se resolver. Se fizer isso você pode quebrar, pois a concorrência pode estar aproveitando para melhorar, expandir mercado e fortalecer equipes.

Quero concluir com uma frase que costumo usar em meus cursos e consultorias: NAS CRISES QUE VOCÊ CRESCE OU DESAPARECE. A escolha é sua.

Bruno Krug
Palestrante Motivacional e Mentor de Líderes
(55)3312-5477 / (55)98142-5600
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