BLOG

É POSSÍVEL TORNAR-SE UM LÍDER?

"Liderança e aprendizado são indispensáveis um ao outro." - John Kennedy

 Pergunta: A habilidade de liderar já nasce com a pessoa ou pode ser desenvolvida? 

Esta é uma questão muito importante e que constantemente vem à tona dentro das organizações. Certamente todos nós nascemos com algumas características semelhantes e outras características individuais, que nos tornam distintos uns dos outros. Nascemos com diversas pequenas variáveis e muitos talentos em potenciais diferenciados, e alguns deles se destacam mais que outros.

Mas na realidade ninguém nasce “líder”, assim como ninguém nasce orador, pintor, professor ou o que quer que seja. Claro que algumas pessoas possuem algumas características mais desenvolvidas do que outros, seja de nascença ou pelo estímulo recebido em sua formação, mas a maioria das características necessárias a um verdadeiro líder ou a um bom orador, deverão ser desenvolvidas ou aprimoradas no decorrer da vida. Obviamente para algumas pessoas poderá ser mais fácil tornar-se um líder, pois tem um potencial de liderança mais a “flor da pele”, o que facilita o processo.

Muitos são líderes e nem tem muita consciência disto. Outros querem ser e até acham que são, mas não o são realmente. Tanto é que há uma frase de Margareth Thatcher que exemplifica muito bem isto. Ela costumava dizer: “Estar no poder ou na liderança é como ser uma dama. Se tiver que dizer as pessoas que você é, é porque você não é”. Ocorre que muitos são os que detém algum poder político, econômico, social ou outro qualquer, o que leva as demais pessoas escutá-los com mais atenção ou temor, mas isto não os torna verdadeiramente líderes, e sim pessoas detentoras de poder.

Certamente há aqueles que possuem maiores facilidades em desenvolver certas habilidades e grande competência em alguma área, entretanto, com treinamento e acompanhamento, é possível ajudar uma pessoa a aprender a falar bem em público, a se tornar um bom vendedor ou professor. Da mesma forma é possível ajudar uma pessoa a desenvolver os potenciais que possui e que não foram estimulados, ajudando-o a ser mais comunicativo, ousado, seguro e decidido.

“Liderança é uma ação, não uma posição.” - Donald H. McGannon

Assim também é possível desenvolver as competências de liderança, sendo que para alguns é mais fácil do que para outros. Isto implica em capacitar uma pessoa a aprender a planejar, a ter uma visão sistêmica, a conquistar os demais, a se comunicar e motivar pessoas para o trabalho em equipe e a capacidade de agir e realizar.

 Que dicas ou conselhos poderíamos dar a quem deseja se tornar um bom líder? 

Um ponto importante é entender que liderança é um "papel" que se exerce, e não características que se possui. As características serão os instrumentos que possibilitarão o exercício da liderança perante uma equipe. Para que isto seja possível é importante buscar ajuda de pessoas capacitadas para isto, pois isto vai acelerar todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Aquele que deseja ser um bom líder deverá ler, ouvir e observar mais, buscando aprender sempre com os bons modelos que estão ao seu redor.

É necessário que aprenda a se conhecer para superar ou minimizar os seus pontos fracos, e principalmente que saiba aproveitar bem as qualidades que possui. Deverá participar de cursos de aperfeiçoamento em liderança, comunicação, habilidades de relacionamento e de negociação.

Da mesma forma será necessário que busque tornar-se uma pessoa mais positiva, autoconfiante e motivada, e para isto poderá buscar a ajuda de um bom profissional em coach, o qual poderá acelerar o processo de mudança positiva. Tornando-se uma pessoa mais preparada, então torna-se possível assumir o papel de verdadeiro líder, agregando pessoas, treinando-as, direcionando e motivando a equipe a atingir os objetivos que se pretende conseguir. Isto é o que compete a você.

Para reflexão: “O único teste de liderança é se alguém segue você.” - Robert K. Greenleaf

Bruno Krug

Palestrante Motivacional e Mentor de Líderes
(55)3312-5477 / (55)98142-5600
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional

www.brunokrug.com.br

PROCURAR

FACEBOOK