BLOG

VOCÊ É UMA PESSOA QUE SE PREOCUPA OU QUE SE OCUPA?

“O sábio não se preocupa. O sábio se ocupa.” - prof. Hermógenes

Com exceção das pessoas desligadas da realidade ou daquelas raras pessoas que atingiram uma grande sabedoria e um alto nível de equilíbrio mental e emocional, a grande maioria das pessoas vive constantemente preocupada e sofre exageradamente com isto.

Podemos até dizer que se preocupar com o futuro faz parte da vida de todos nós e até certo ponto pode ser positivo, desde que a preocupação nos leve a fazer algo em relação ao que nos preocupa, buscando a solução do que nos aflige.

O fato é que queremos uma vida sem problemas, sem dor, sem sofrimento, e o medo da possibilidade de virmos a sofrer nos leva a ficamos preocupados com o futuro, preocupados que não vamos conseguir dar conta dos problemas que existem ou possam vir a existir.

Por isso nos preocupamos e por mais que queiramos nos controlar não dominamos completamente nossos pensamentos e emoções, e muitas vezes sofremos demais por não conseguir fazê-lo.

O problema não é a preocupação, mas o fato de que a grande maioria se preocupa, se angustia, sofre muito e pouco faz para resolver ou amenizar os fatores que geram as preocupações.

 

 

PREOCUPAÇÃO OU PRÉ-OCUPAÇÃO

Como nosso objetivo é poder ajudar o leitor a poder lidar melhor com esta coisa chamada preocupação, vamos buscar olhar a mesma palavra de duas formas: preocupação e pré-ocupação.

Preocupação é estar vivendo no presente com um pensamento negativo sobre uma possibilidade futura de sofrimento, quer a curto, médio ou longo prazo. Uma preocupação pode ser real ou não, assim como pode se tornar real ou pelo contrário, nunca vir a acontecer.

Há um pensamento que gosto muito que diz que “o sábio não se preocupa, o sábio se ocupa”. Então vamos olhar a palavra preocupação e transformar ela em “pré-ocupação”.

 

UM OLHAR EQUILIBRADO

Pré-ocupação significa viver o momento presente e ao mesmo tempo olhar para o futuro, observando as possibilidades de algo negativo vir a acontecer. Ao fazer isto sem mergulhar emocionalmente na situação, passamos a ter um olhar com mais lucidez e calma, analisando as probabilidades com mais tempo, inteligência e bom senso, de forma a buscar formatar um plano de ação que nos leve a poder ocupar-se de alguma forma para evitar ou amenizar tudo que possa vir a acontecer de negativo.

Assim passamos a focar nosso olhar e ação no sentido de encontrar alternativas e soluções para os problemas, antes que os mesmos venham a ocorrer, ou de maneira a solucionar aquilo que precisa uma ação direta e prática. Ao invés de ficarmos paralisados e angustiados com os problemas passamos a agir no sentido de ampliar as possibilidades de mudar a situação, seja ela uma questão econômica, familiar, profissional ou qualquer outra.

Uma pessoa sábia entende que se preocupar com dinheiro, saúde ou relacionamento não gera dinheiro, nem mais saúde e tampouco melhoria no relacionamento. Um sábio entende que precisa ocupar-se no presente para não sofrer no futuro, fazendo o que precisa ser feito para viver melhor, dentro do que lhe é possível fazer.

“Não cheguei onde estou sonhando e falando. Cheguei aqui fazendo.”

Esteé Lauder, fundadora da cosméticos Lauder

 

 

PERGUNTAS SÁBIAS

Sendo assim é preciso aprender a olhar e pensar de forma inteligente em relação a problemas atuais e outros que possam vir a acontecer. Algumas perguntas podem ajudar a sair do estado de preocupação e ansiedade para um estado de equilíbrio e aceitação.

Então quando você estiver envolvido emocionalmente e quer mudar seu estado emocional, amenizando a ansiedade e o medo, pergunte-se: Isto que me preocupa, dentro de 4 ou 5 anos terá alguma importância? Então se a resposta a pergunta acima for “não terá importância ou terá pouco importância”, vamos em frente e vamos resolvendo pouco a pouco o que é possível de resolver.

Entretanto se a resposta for “SIM” pois são situações que dentro de 4 ou 5 anos podem vir a causar um grande impacto na minha vida, então é hora de parar, refletir muito, buscar ajuda de algum amigo sábio ou um profissional equilibrado, e também é hora de ter um tempo para pedir orientação divina, para depois seguir trabalhando para resolver tudo o que for possível.

Neste caso você deve fazer outras perguntas inteligentes tais como:

- O que posso fazer para amenizar ou resolver este problema?

- Quem pode me aconselhar ou me ajudar a resolver este problema?

- O que devo parar de fazer ou o que preciso começar a fazer para mudar a vida de forma positiva e evitar que aconteça o pior que tanto temo?

Entenda que a maioria das preocupações que nos afligem não terão importância alguma dentro de 4 ou 5 anos, tanto é que boa parte das preocupações que tanto nos afligiram não se concretizaram, ou se aconteceram, não tem mais importância hoje.

Acima de tudo lembre-se que já superou tantas coisas que lhe preocuparam no passado, e certamente tudo isto também passará e será mais sábio e feliz no futuro. Deus sempre vai estar ao seu lado ajudando você, e se você olhar os problemas como lições a aprender e a mudar, você vai se tornar uma pessoa melhor, mais humana, sábia e forte.

Um grande abraço e sucesso em tudo o que faz.

Bruno Krug

Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional

(55)3312-5477 / (55)98142-5600

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional?ref=hl www.brunokrug.com.br

PROCURAR

FACEBOOK