BLOG

A humanidade melhorou e evoluiu muito nos últimos séculos

O mundo piorou ou melhorou? Para os pessimistas piorou, mas para os OTIMISTAS e os REALISTAS o mundo melhorou imensamente nos últimos séculos. Vamos refletir sobre isso?

Para uma grande maioria o mundo está cada vez pior, tudo se perdeu, a violência aumentou, a pobreza piorou, blá-blá-blá. E pior, muitos meios de comunicação ganham muito espalhando desgraça, calamidades e crises, e se nós ficarmos assistindo e escutando, vamos entrar no desespero e na negatividade que não é real como parece. Não estamos negando que existem muitas coisas erradas, muito a fazer e que algumas coisas até parecem não ter solução. Não negamos que há problemas reais que todos precisam saber que existem e que devemos buscar enfrentar e de alguma forma continuar a amenizar ou resolver.

Entretanto olhando com calma podemos perceber que ao invés de piorar o bem continua crescendo. O que acontece é que uma notícia ruim se espalha e se noticia muito mais que uma notícia boa. Se olharmos o número de mortes em guerras diminuiu imensamente comparado há 100, 300 ou 1.000 anos atrás. A violência dos sacrifícios feitos por povos indígenas terminou há um bom tempo, assim como aquela escravidão onde matava-se pessoas, e obrigava-as a passar a vida em total miséria, sofrimento e dor. Sim, eu sei que ainda há escravos e precisamos continuar combatendo isso, mas não se compara com a história real de 200 anos ou 5.000 anos passados.

Muitas doenças que destruíram vidas ou deixavam sequelas por toda a existência do indivíduo foram extintas, ou controladas de forma admirável. As dificuldades de locomoção, comunicação, habitação que dificultavam a vida humana tiveram melhorias fantásticas, assim como a produção e conservação de alimentos, salvando milhares de vidas. Isso sem falar da higiene, vacinas, segurança alimentar, tecnologias que salvam e melhoram a qualidade de vida.

FATO: HOJE VOCÊ TEM MAIS CONFORTO, RIQUEZA E SEGURANÇA QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO MUNDIAL TINHA HÁ 100 ANOS 

Poucos anos atrás poucos tinham telefone e muito menos, pouquíssimos tinham celulares, computadores e outras tecnologias. Hoje você fala com amigos de outros continentes por um custo baixíssimo ou até sem custo algum. Tem água corrente na sua casa e até mesmo água aquecida. Tem ar climatizado, geladeira e muitos outros confortos, assim como pode fazer viagens internacionais por valores que antes eram impossíveis a maioria. Tem uma variedade de alimentos, tratamentos dentários, transportes, escolas, creches e muitos outros benefícios que seus avós nunca tiveram.

A riqueza da população melhorou imensamente, na grande maioria dos países, independente de alguns terem muito mais que outros, o que no passado era pior, pois alguns não somente tinham mais que outros, mas podiam fazer o que quisessem com os outros e esses nunca poderiam mudar sua classe social, cultural ou financeira.

Só para lembrar, em 1820, 94,4% da população mundial vivia em condições que hoje definimos como de extrema pobreza, o que significa que somente 5,4% da humanidade não podia ser considerada miserável. Hoje a situação atual está completamente invertida e apenas 9,6% dos seres humanos vivem em extrema pobreza.

Da mesma forma diminuíram os preconceitos, o racismo, a pobreza mental, a ignorância, as crenças limitantes e muito mais. Há muito a fazer, mas com certeza estamos melhor do que há séculos atrás e vamos continuar a melhorar, seja individualmente ou coletivamente.

Na maioria dos países há maior liberdade religiosa, liberdade política, liberdade de ir e vir, liberdade de opinião, escolhas sexuais e um maior aumento de escolaridade, cultura, opção de escolher casar ou não, ter ou não filhos, buscar essa ou aquela profissão e muito mais. Coisas que eram quase raridade tempos atrás. Sei que alguns vão dizer que ainda há coisas erradas e que não é simples assim, mas eu não disse que é simples, mas que o mundo está evoluindo e melhorando.

Entendo que ainda há trabalho escravo, escravos sexuais, extremistas radicais, falta de alimentos e higiene em muitos lugares, bem como existe preconceitos, analfabetismo, drogas, miséria e guerras. Mesmo assim, em termos de história humana, o que melhorarmos nos últimos 200 anos foi fantástico.

Mas de uma coisa tenho certeza, aqueles que mais adoram reclamar e alardear o “mundo horrível” e a falta de amor e caridade “dos mais ricos”, são os que menos fazem algo de concreto para mudar a realidade ao seu redor, positivamente falando. Temos muito a agradecer assim como muito a fazer.

O mundo precisa de mais pessoas de ação, que tenham atitudes de generosidade, amorosidade e coragem de enfrentar o mal, e não de pessoas alarmistas, pessimistas e reclamonas, pois essas não somente não fazem nada, mas ainda pioram o que está ao redor. 

Bruno Krug
Palestrante Motivacional e Mentor de Líderes
(55)3312-5477 / (55)98142-5600
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional

Conheça mais sobre nossas palestras motivacionais para fortalecer, capacitar e motivar suas lideranças e equipes: www.brunokrug.com.br

PROCURAR

FACEBOOK