BLOG

12 DICAS DE LIDERANÇA INSPIRADORA

“Liderança é influência … nada mais, nada menos” – John Maxwell


Todos dizem que precisamos de líderes, mas ao mesmo tempo, poucos aceitam assumir os desafios e a carga de ser um líder.

Liderança é uma necessidade real das organizações, e como seguidamente recebo solicitações de clientes, alunos e amigos sobre o assunto, vou apresentar 12 ideias práticas que fui aprendendo ao longo dos meus 20 anos de experiência, junto aos meus clientes e empresas para as quais ministrei cursos, palestras e consultorias.

São 12 ideias práticas que resumem o papel de um bom líder. Tenho certeza que se colocá-las em prática vão contribuir muito para seus resultados! Mais adiante, em outros textos, vamos aprofundar mais estes pontos:


1. Faça com que sua empresa tenha regras claras e que todos saibam delas. É preciso que saibam o que se espera delas, o que podem e o que não podem fazer, bem como o que é valorizado e o que não é tolerado na empresa e no comportamento das pessoas que ali trabalham.

2. Sabemos que as pessoas produzem mais quando estão de bem com a empresa e com a vida. Então, o fato de existir regras e comportamentos adequados, não significa que devemos tornar o ambiente “frio” ou “sisudo”. Sendo assim, desenvolva um ambiente com atmosfera informal e agradável em sua empresa, onde a comunicação, o bom humor e a integração sejam constantes e valorizadas.

3. Negócios também podem ser divertidos e interessantes. Procure estimular e promover uma visão de entusiasmo, prazer e celebração em sua empresa. Divirta-se com sua equipe. Anime seus colegas e comemore cada ideia que for implementada, assim como cada data festiva ou cada vitória, demonstrando que valoriza o esforço feito e o trabalho individual ou da equipe.

4. Busque olhar as pessoas como indivíduos únicos, como peças de xadrez e não como peças do jogo de damas, buscando assim o melhor lugar para cada um deles, o lugar onde ela produz mais e melhor, e ao mesmo tempo onde ela é mais feliz - a pessoa certa no lugar certo.

5. Tenha em mente que todos possuem um valor individual e que fazem a diferença no conjunto da equipe. Respeite a individualidade e promova a diversidade em sua equipe. Os resultados comprovarão que pessoas com ideias diferentes geram maiores ganhos. Entenda: uma boa equipe é feita com pessoas diferentes, com inteligências, temperamento, talentos e conhecimentos diferentes, mas que sabem trabalhar juntos para conquistar os objetivos comuns – ficam focados na mesma direção.

"Nenhuma pessoa se torna um grande líder ao querer fazer todo o serviço e ao assumir todo o crédito por fazê-lo." - Andrew Carnegie

6. Estimule a busca de novos conhecimentos, de melhores práticas e de soluções criativas, e promova formas de fazer com que todos participem na busca de alternativas e soluções para o sucesso da empresa. Com certeza isso resulta em grandes benefícios para a empresa e traz satisfação para quem nela trabalha.

7. Seja sempre um exemplo real dinamismo, competência e otimismo. Faça com que as pessoas possam ver em você um modelo positivo, quer como ser humano, quer como profissional, e que tenham orgulho e confiança de estar e trabalhar ao seu lado.

8. Cultive a autoconfiança, o equilíbrio emocional e a força de vontade. Se algo tiver que ser feito, faça logo. Se você tem um sonho então corra atrás de sua realização, buscando formas de conseguir ao invés de motivos para adiar. Os demais irão admirar e seguir você, fazendo mais do que fariam porque o ritmo do líder determina o ritmo da equipe.

9. Nunca menospreze os concorrentes e nem as reclamações dos clientes ou parceiros. Ouça o mercado e identifique o que precisa ser melhorado, antecipando ações e adicionando mais valor ao seu negócio e as pessoas que estão contigo.

10. Cultive o espírito de realização. Se você tem uma ideia valiosa, procure implementar a mesma, da melhor forma possível, sem buscar a perfeição. Foque na excelência e não na perfeição, sabendo que a excelência é um processo e é construída gradativamente, corrigindo, melhorando e mudando sempre que perceber necessidades ou possibilidades.

11. Tenha bom senso e inteligência para saber quando deve interferir e quando deve deixar os outros agirem. Há momentos em que sua presença e trabalho são imprescindíveis, e outros em que o melhor a fazer é dar espaço para que façam aquilo que podem fazer. Assim eles crescem e você terá tempo para fazer aquilo que lhe compete fazer. Lembre-se que você é caro demais para fazer coisas que outros podem fazer por você.

12. Acima de tudo, como líder a sua prioridade é fazer com que as coisas aconteçam. Você deve ser o estímulo, a energia viva que impulsiona a ação, fazendo acontecer e fazendo com que todos façam as coisas acontecerem na sua empresa e na comunidade a qual pertence.

Tenho a convicção de que se você aplicar estas dicas no seu dia a dia nos contatos com sua equipe, verás que em pouco tempo a relação com eles será muito melhor. Sua equipe passará a gostar, respeitar e admirar sua presença, e também irá trabalhar com mais entusiasmo, dedicação e comprometimento, gerando um ambiente agradável e melhores resultados para todos.

Se desejar trocar ideias entre em contato e buscarei ajudar você e sua equipe.

Bruno Krug

Palestrante Motivacional e Mentor de Líderes
(55)3312-5477 / (55)98142-5600
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional

PROCURAR

FACEBOOK