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CULTURA EMPRESARIAL E GESTÃO DE EMPRESAS

 “A capacidade de uma empresa aprender, e traduzir rapidamente essa aprendizagem em ação, é a vantagem competitiva definitiva." - Jack Welch  

Todos nós sabemos que nos últimos tempos a economia, a cultura, a tecnologia, a ciência e todos os outros aspectos da vida estão se globalizando num ritmo intenso e frenético, de tal forma que cada vez mais as pessoas tem ideias, necessidades, gostos e tendências muito similares. Como as fronteiras territoriais vão abrindo mais, houve aumento real nas facilidades de conhecer outros lugares, a comunicação ficou muito mais fácil e acessível, somado a globalização da economia mundial e aos recursos tecnológicos, as mudanças aceleraram e quem não acompanhar tende a perder espaço e ficar para trás.

 "Nenhuma organização pode sobreviver se depender de gênios ou super-homens na gerência. Ela deve ser organizada de forma a funcionar sob a liderança de um ser humano comum.” - Peter Drucker 

Isso vale também para as empresas que necessitam se adaptar aos novos tempos, novos mercados, novos consumidores e novas gerações de profissionais, e para isto acontecer é fundamental que seja formada uma nova cultura empresarial, onde os gestores estejam preparados para esse movimento de mudança. Se isto não acontecer com certeza as empresas não terão capacidade de lidar com a concorrência do mercado internacional, das grandes empresas, e com os novos gestores que estão atuando de forma agressiva, rápida e competente.

Por isso é necessário que os ocupantes dos cargos gerenciais desenvolvam e promovam a formação de uma nova cultura empresarial dentro de suas organizações, integrando as pessoas aos objetivos das empresas, promovendo o desenvolvimento das competências e dos conhecimentos necessários, conseguindo assim maior produtividade, qualidade e a competitividade.

Isso implica no fato de que os gerentes precisam ampliar sua visão do mercado, da sua empresa e da concorrência, ao mesmo tempo em que precisam buscar compreender mais como seus clientes pensam, as tendências futuras e como pensam e vivem seus colaboradores. Este ponto sempre foi um ponto forte na gestão de empresas lideradas por Jack Welch e salientado sempre por Peter Drucker como algo muito importante.

 “Temos de obrigar os líderes que não estão pondo em prática seu discurso a saber lidar com seus funcionários.” - Jack Welch 

 

A RESPONSABILIDADE DO PODER 

É preciso lembrar que quem ocupa uma função de poder e influência entenda que suas ideias, valores e crenças, bem como sua disposição, decisões e atitudes vão ter influência sobre todas as pessoas que trabalham ao seu lado, como também sobre toda a sociedade à sua volta. Lembre-se que você tem muito a ver com o sucesso ou o fracasso da sua organização, e se existe alguma coisa errada, você e os outros gerentes tem a responsabilidade de mudar e melhorar tudo o que for possível.

“SE ACREDITARMOS QUE ALGUÉM OU ALGUMA COISA FORA DE NÓS SEJA A CAUSA DE NOSSOS PROBLEMAS, SEMPRE BUSCAREMOS A SOLUÇÃO FORA DE NÓS.” - Robert Anthony 

MUDANDO A MENTE PARA MELHORAR A EMPRESA

Para muitos é difícil aceitar a ideia de que nós podemos mudar nossa vida, nossa empresa e a nossa situação atual através das mudanças da nossa própria maneira de pensar. Fomos educados numa cultura negativista, conformista e que sempre espera que os outros façam alguma coisa para melhorar a nossa vida. Fomos criados sem autoconfiança, força de vontade e determinação. Qualquer dificuldade que se apresenta no caminho tende a gerar um desânimo e a percepção de que será difícil vencer.

Está na hora de mudarmos isso em nossa vida e em nossa empresa. Para isto comece agora por você mesmo, mudando a sua mente, seus pensamentos seus sentimentos e atitudes. Jogue fora a preguiça, o conformismo, a apatia, o desânimo e o medo. Jogue fora a mania de culpar os outros e isentar da sua parcela de responsabilidade.

LIDERANÇA - MAIS QUE CARGO, UMA CARGA 

Você tem em suas mãos não só um cargo, mas sim uma carga. Você tem a responsabilidade do cargo perante a empresa e seus colaboradores. Você pode fazer a sua presença ser importante, ou ser desnecessária. Pode deixar saudades e muitos amigos, ou então o contrário. Pode ser aquele que vai transformar a equipe e a empresa ou um daqueles que simplesmente passaram por lá, sem deixar grandes marcas na história e no coração das pessoas.

Então continue fazendo tudo o que faz bem, analisando os resultados e corrigindo as atitudes quando for necessário. Continue buscando integrar e desenvolver a sua equipe, ajudando tornar a vida de cada um deles mais agradável e feliz, assim como a entenderem seu valor como pessoas e como profissionais.

Fato: Ajudando os demais a alcançarem o sucesso, garantimos o nosso próprio sucesso pessoal.

Faça tudo que puder para melhorar o ambiente ao seu redor, para melhorar a qualidade de seus serviços, para simplificar a vida dos que dependem de você. Suas boas decisões e ideias serão muito valiosas, e em pouco tempo você terá conquistado o respeito e a admiração dos demais, o que o levará a ter mais sucesso e realização.

Sucesso a você e a sua equipe.

Bruno Krug
Palestrante Motivacional e Mentor de Líderes
(55)3312-5477 / (55)98142-5600
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