BLOG

Benchmarking Pessoal - Copie os Vencedores

 Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo. - Confúcio 

O conceito de Benchmarking tem trazido ótimos resultados nas empresas em que é aplicada, e com certeza também é uma excelente ideia aplicarmos os mesmos princípios do benchmarking em nossa vida pessoal.

De acordo com International Benchmarking Clearinghouse (IBC), o benchmarking é um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das líderes mundiais, no sentido de obter informações que a possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho.

Em outras palavras, a ideia central de benchmarking, é basicamente escolher uma ou mais organização/empresa que seja modelo de competência em uma atividade qualquer e trabalhar para conseguir desenvolver estas competências.

Assim com fazemos com as nossas empresas, nós também devemos buscar um constante aprimoramento, quer como profissionais ou como seres humanos. Para isto, descubra aquelas pessoas e profissionais que podem servir de “modelos” de inspiração a você, e comece a observar melhor seus comportamentos e o modo de pensar que eles possuem.

De forma simplificada, este é o caminho a seguir:

- Pense em uma pessoa que você admira e reconhece como um modelo de sucesso, inteligência ou sabedoria, um exemplo positivo que expresse o que você quer ser, ter ou viver.

- Observe e analise quais as características que a tornam bem-sucedida, segura ou feliz.

- Procure descobrir como ela vê a vida/trabalho (valores, crenças, regras e percepções da realidade), bem como, descubra o que pensa de si mesma. Para isto participe de palestras onde ela vai se apresentar, leia suas entrevistas, veja vídeos e leia bibliografias da mesma – tudo isto irá servir como base para formar um modelo positivo. Claro que se for possível, conheça ela pessoalmente e aprende com a mesma.

- Busque padrões de comportamento fáceis de modelar e faça isto no seu dia a dia, de forma consciente, buscando ficar agir como age a pessoa que você admira e serve de modelo positivo para você.

- Trabalhe para modificar os padrões de seus pensamentos e sentimento, procurando tornar à sua maneira de pensar bem semelhante aos padrões de pensamento que possibilitam as pessoas “modelos” ser bem-sucedidas e/ou felizes.

Entretanto, de forma alguma estou dizendo para você se despersonalizar, mudar valores que considera ser corretos, ou tentar apenas fingir ser o que não é.

Apenas olhe o “outro” como parâmetro para identificar o que ele faz que dá certo, e o que você tem feito que deve ser melhorado, e a partir deste ponto, busque aperfeiçoar suas forças e amenizar ou eliminar as suas fraquezas.

Você vai perceber três possibilidades:
1 - Há características que deseja e pode mudar;
2 - Outras que pode, mas que não deseja mudar;
3 - E há aquelas característica que deseja mudar, mas que não pode ou não sabe como mudar ( se for importante e essencial questione a ideia de buscar ajuda profissional ).

 Caminho prático:  Concentre inicialmente a sua atenção e esforços naquelas características que deseja e que pode mudar. Depois avance para outras mais difíceis e necessárias. E em relação aqueles aspectos que são fundamentais mudar, mas que entende que não sabe como ou que se sente incapaz de mudar sozinho, busque ajuda profissional pois assim encontrará um jeito de fazer dar certo.

Assumindo efetivamente a decisão de mudar, e buscando viver com novos padrões de pensamento e comportamento, com certeza sua vida e carreira vai tomar um novo rumo ou uma velocidade maior.

Abraços e sucesso na sua jornada. Fico a sua disposição para trocar ideias e contribuir com você e sua equipe.

Bruno Krug
Palestrante Motivacional e Mentor de Líderes
(55)3312-5477 / (55)98142-5600
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

www.brunokrug.com.br

https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional

PROCURAR

FACEBOOK