BLOG

SUPERE SEUS PONTOS FRACOS E VENÇA

 “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças. ” - SUN TZU, 500 A.C. 

Saber POTENCIALIZAR seus “pontos fortes” e ADMINISTRAR seus “pontos fracos” é a chave para o sucesso e a realização profissional.

Sabemos que o mais importante para o sucesso e a realização são os nossos pontos fortes, aqueles aspectos e competências que são mais fortes em nós, e que desenvolvidos e aproveitados podem nos impulsionar com mais facilidade para sucesso.

Estes pontos fortes são os fatores que estão mais destacados em nossa personalidade e desenvolvem com maior facilidade. Quando estamos em alguma atividade que os mesmos são necessários, então conseguimos ter nossa melhor performance e tudo fica mais fácil.

Entretanto muitas vezes esquecemos que assim como os pontos fortes nos ajudam a crescer, assim também os nossos pontos fracos, as nossas limitações pessoais, mentais, emocionais ou éticas, podem nos levar a pequenas ou grandes quedas, ao fracasso ou a frustração, nossa mesma ou daqueles que confiavam em nós.

Resumindo: os “pontos fortes” nos impulsionam para o alto e os “pontos fracos” nos levam para baixo. Conseguir descobrir no que “somos melhores” e onde não vale a pena investir nossa energia, pois os resultados serão pequenos é importante. Podemos até dizer que saber administrar os pontos fortes e fracos é a chave que possibilita maior sucesso e realização.

Portanto é muito importante você valorizar e aproveitar seus pontos fortes, mas ao mesmo tempo é necessário em que se trabalha para superar ou ao menos para amenizar os seus pontos fracos que podem realmente prejudicar sua vida e sua carreira.

 “Determine que algo pode e deve se feito: então você achará o caminho para fazê-lo.” - Abraham Lincoln 

Exemplificando: se você é um gestor de uma equipe de trabalho, e é desorganizado e temperamental, então contrate uma secretária para organizar o que é necessário e busque ajuda para melhorar seu temperamento explosivo, pois isto pode prejudicar muito sua carreira e suas relações pessoais e sociais.

Então nossa sugestão a seguir é o seguinte caminho:

1. Em primeiro lugar busque tomar consciência dos seus pontos fracos, mesmo que não seja nem um pouco agradável ver ou ouvir sobre os mesmos. Sem fazer isto você vai tomar consciência deles da pior forma possível, ou seja, através das “pauladas” da vida, as experiências dolorosas e as perdas.

2.Procure descobrir as causas reais de seus comportamentos limitantes, e o quanto elas o afetam ou aos que o cercam. Os pontos fracos que não tem muita relevância não merecem atenção, energia e investimento para mudança.

3.Decida e trabalhe para superar ou amenizar seus pontos fracos. Entenda que se for difícil conseguir fazer mudanças sozinho, então o mais fácil, inteligente e sensato é buscar ajuda de profissionais competentes.

 

Algumas sugestões para você superar ou amenizar seus pontos fracos:

- Amplie seus conhecimentos, pois eles permitem novas escolhas e promovem mudanças;

- Invista algum tempo e dinheiro em treinamentos que promovam mudanças comportamentais e melhorem sua maneira de pensar, sentir e de agir;

- Observe pessoas que agem da forma que você pretende agir, que pensam e agem como você pretende conseguir, e procure estabelecer maior proximidade com as mesmas, pois assim poderá ir se moldando a padrões mais elevados;

- Evite situações que levem você a agir da forma não desejável, ao mesmo tempo em que deve procurar aumentar o seu próprio autocontrole mental e emocional, dominando seus impulsos e ações negativas;

- Aprenda a promover mudanças pessoais, utilizando-se de métodos convencionais ou não, tipo autocontrole mental, autossugestões positivas, visualizações de novos comportamentos, programação neurolinguística, terapia floral, hipnose ou outros meios alternativos, mas que podem contribuir com sua mudança.

Caso não esteja conseguindo obter maiores melhoria, observe se o verdadeiro problema não está em algum outro ponto, se você tem algum ganho secundário mantendo-se nos velhos padrões negativos, ou se o momento exige uma mudança de padrões mais profundos.

 

Nestes casos:

- Busque ajuda profissional para superar suas dificuldades, alguém que utilize uma metodologia que você aceita, e permita que o profissional saiba toda a verdade, pois somente assim poderá ajudá-lo a vencer e crescer;

- Estabeleça parcerias com outras pessoas, onde um ajuda o outro a vencer ou controlar certos padrões de comportamento;

- Busque andar com pessoas que façam e estimulem o seu crescimento; observe, copie e aprenda com eles.

 

Um grande abraço a você e sucesso na sua carreira.

Bruno Krug
Mentoria de Lideranças e Palestras Motivacionais
(55) 3312-5477 / (55) 98142-5600
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.brunokrug.br
https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional

PROCURAR

FACEBOOK