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INSEGURANÇA NO PODER

 "Liderança é influência … nada mais, nada menos” – John Maxwell 

Dirigentes inseguros e incapazes buscam se isolar e se distanciar do grupo, pois sabem que não possuem a competência, o equilíbrio e o conhecimento que este cargo superior exige. Pela sede de poder costumam obter apoio, em troca de proteção e favores, ou por meio da manipulação e do medo.

Como são inseguros e muito carentes emocionalmente, utilizam-se de alguns meios de proteção, que criam uma impressão falsa de poder com distanciamento dos demais, tais como:

- Distanciamento por meio de salas imensas, móveis requintados e caros, símbolos de status, estantes cheias de livros, os quais não leu e nem pensa em ler;

- Distanciamento por meio de espaços exclusivos, como por exemplo o uso de elevadores especiais, salas especiais ( VIP, dos oficiais, etc );

- Atitudes de superioridade no trato com seus funcionários e colegas, quer através de posturas de superioridade, do uso de palavras e jargões não comuns ao grupo, para tentar demonstrar cultura e distanciamento, e outros similares;

- Atitudes de neutralidade e indefinição diante das ideias, propostas e problemas que lhe são apresentadas por seus funcionários, que acabam transmitindo a eles a ideia de distanciamento, insegurança, incompetência e indiferença;

- Utilização de burocracias, símbolos e rituais de poder, com a intenção de deixar claro quem tem nas mãos o poder, a autoridade superior;

- Uso de objetos e comportamentos exclusivos, que os distingam dos demais, e que não podem ser utilizados por outros;

- Procura limitar o máximo as liberdades e decisões de seus funcionários, bem como também controlá-los e exigir comunicações e respeito formal sempre que possível;

- Procura também, dentro das suas possibilidades, realizar articulações com o objetivo de controlar mais pessoas, e agregar para si um poder maior e mais autoridade, buscando tirá-las dos seus colegas e dos níveis hierárquicos superiores, sempre que possível.

 

CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS

Estes comportamentos de distanciamento e poder, acabam isolando-os de seus funcionários e colegas, prejudicando as comunicações internas, os contatos interpessoais, como também deixam de serem vistos, respeitados e reconhecidos como líderes.

Também criam um clima de competição, desconfiança e insegurança, ao invés de cooperação, participação e de trabalho de equipe, prejudicando o sucesso da empresa e de seus funcionários.

Com estes comportamentos negativos e mecanismos de distanciamento e falso poder, perdem em produtividade, trabalho em equipe, motivação e inovação.

Os bons funcionários, com o tempo vão buscar outros lugares melhores, com lideranças efetivas e respeitadas, enquanto que os maus e mais incompetentes tendem a ficar, pois sabem que não vão conseguir outro lugar, ao mesmo tempo em que entram no jogo de bajular, mentir, esconder dados e assim por diante.

No final a empresa vai perdendo o bom desempenho, ou mantém-se na mediocridade, onde uns fingem que valorizam e pagam bem, e outros fingem que trabalham e gostam de estar lá.

Por esse motivo, bons líderes sentem menos necessidade de poder pelo poder ou de ficar rodeado por símbolos de status, ao mesmo tempo que valorizam mais as pessoas, os resultados, o trabalho em equipe, a meritocracia e o fortalecimento da marca e não apenas de si mesmo. Sabem que são importantes, mas não ficam dizendo isso todos os dias e não necessitam de bajulação e submissão.

É por esse motivo que a grande líder inglesa, Margaret Thatcher disse: "Estar no poder ou na liderança é como ser uma dama. Se tiver de lembrar às pessoas que você é, você não é."

Pense nisso e torne-se o melhor líder que você pode ser, aquele que você gostaria de ter como “seu líder” se fosse um funcionário da organização.

Bruno Krug
Mentoria de Lideranças e Palestras Motivacionais Focadas em Pessoas e Resultados
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