BLOG

11 DICAS PARA VENDER MAIS NO NATAL

 “Quanto mais alta tecnologia há no mundo, mais as pessoas anseiam por um atendimento com um toque pessoal” – John Naisbitt 

Toda data comemorativa tem um grande impacto para quem está diretamente relacionado à mesma. O dia dos namorados mexe com aqueles que estão curtindo um namoro, assim como o dia dos médicos ou da secretária tem mais impacto para criar oportunidades de relacionamento e venda para com os mesmos, pois impactam sobre o emocional de cada grupo específico.

 

As datas mais fortes em nossa cultura são aquelas que atingem grupos maiores, tais como a Páscoa, o Natal, o Ano Novo, o dia Pais, das Crianças e com certeza, o dia das Mães e dos Namorados são datas muito importantes para as pessoas e para o caixa das empresas.

Por este motivo é importante que os comerciantes realmente aproveitem para criar diferenciais positivos para seus clientes, de forma que os mesmos se sintam emocionalmente tocados, e desta forma, estejam mais dispostos a entrar e comprar produtos que sejam bons para eles.

Sendo assim seguem algumas dicas importantes a serem observadas visando obter melhores resultados de vendas em datas comemorativas:

1. PLANEJAMENTO - Busque fazer um planejamento antecipado em relação a cada data comemorativa, tendo em mente a decoração da loja, o que precisamos comprar e organizar, a compra antecipada dos mesmos, e quem deverá fazer o que, quando, como e assim por diante. Quanto melhor for o planejamento e a organização, menor será o risco e maior o êxito de qualquer evento.

2. DECORAÇÃO DA EMPRESA - Quando falamos em decoração estamos falando desde a vitrine até a cozinha da loja, sem deixar de lado os corredores, os vestiários, banheiros e tudo o mais, incluindo a própria sala da gerência, que também deve dar o exemplo de se adequar ao ambiente que se quer criar.

Sempre que possível, devemos colocar nos pacotes ou sacolas uma imagem da data, ou enfeite que lembre o momento e a loja, pois isto fortalece a marca e a emoção associada à mesma.

Obviamente a decoração deverá estar relacionada ao Natal e como esta é uma data alegre, normalmente associada a boas recordações aos adultos e crianças, é melhor que a loja seja decorada com cores mais vivas e dinâmicas. Assim como na Páscoa deve-se usar os tradicionais ovos e coelhinhos, no dia das Mães precisamos remeter a lembranças de família, amor e filhos, e no dia dos Namorados devemos usar imagens e símbolos ligados ao amor, à paixão e as emoções que movem os relacionamentos amorosos.

3. PÚBLICO-ALVO - Seu público é feminino ou masculino? Formal ou ousado? Jovem ou adulto? Pense no seu principal consumidor e veja o que ele gosta, espera, precisa e se der, pense em como atender suas necessidades e em como surpreender com algo que ele não pensaria encontrar ou em algo que nem ele sabe que gostaria de ter.

As surpresas podem ser na ambientação, recepção, produtos, atendimento ou outros itens. Depois de pensar, faça alguma coisa para que ele saia realmente satisfeito e surpreendido, se possível com muitas sacolas de compras nas mãos.

4. EXPERIÊNCIA DE COMPRA - Hoje em dia os clientes podem fazer muitas compras pela internet e querendo ou não precisamos encontrar formas de fazer com que eles se interessem em olhar nossas vitrines e entrar em nossas lojas. Por isto pense no conjunto da experiência da compra e pense de forma que saia do lugar comum.

Observe o que as grandes lojas têm feito em outras cidades, provoque a sua equipe a ajudar no processo de divulgação, decoração e recepção ao cliente e pense sempre no sentido de surpreender, encantar e motivar o desejo de ir a sua loja e de comprar seus produtos.

5. CLIMA ORGANIZACIONAL - O “clima emocional" de alegria, bom humor, cordialidade e afetividade deve ser algo normal, mas nesta data deve ser maior ainda. Para isto é importante que as pessoas recebam o estímulo positivo das suas lideranças, quer por meio de conversas, reuniões positivas, palestras motivacionais e outras formas positivas de melhoria interna.

Saliento que as pessoas que estão em cargos de gerência e os proprietários devem ser os primeiros a dar o exemplo positivo daquilo que esperam dos funcionários, e se isto não ocorre, dificilmente conseguirão o clima emocional adequado às vendas e ao atendimento de alto nível.

6. CAPACITAÇÃO - Aconselhamos sempre que a empresa invista também na capacitação das pessoas, pois a motivação deve ser complementar a competência e para isto devemos trabalhar com reuniões, cursos e palestras que transmitam não somente a motivação, mas também conhecimentos e dicas práticas de comunicação, psicologia, negócios, atendimento, vendas e negociação.

Devemos lembrar que as pessoas vendem mais quando estão preparadas e motivadas e por isto devemos investir tempo e dinheiro para fortalecer nossa equipe de trabalho.

7. CONTATO COM CLIENTES - Devemos pensar em como podemos contatar antecipadamente com os nossos clientes, buscando fazer com que venham aproveitar nossos produtos e ofertas. Para isto é bom contarmos com um bom banco de dados e usarmos o mesmo de forma correta. Vale um e-mail, uma mensagem pelo telefone, por WhatsApp ou qualquer outra forma de contato, onde devemos transmitir carinho, simpatia, demonstrando que estamos esperando a visita do cliente com bons produtos e bons preços/condições de pagamento.

8. CAMPANHAS - Nestas datas cabe pensar em fazer uma campanha no jornal, Facebook, Instagram ou outras mídias. Às vezes um simples encarte no jornal ou uma decoração provocativa na frente da loja já é o suficiente, mas tem que ser de bom gosto, interessante e adequado ao nosso perfil de empresa e ao perfil do nosso cliente.

9. PROMOÇÕES - Nas datas festivas as promoções possuem um efeito maior, pois as pessoas estão mais desejosas de fazer algumas compras. Todos gostam de sentir que ganharam algo e até mesmo a ideia de algum desconto ou brinde ajuda muito. Pode-se pensar em brindes relacionados à sua empresa e a data comemorativa, com valores adequados ao seu tipo de clientes, o nível da loja, mercado que atuam, produtos que vendem e assim por diante.

Assim como crianças gostam de balões, brinquedos, pirulitos ou balas, os adultos querem algo para desfrutar logo no local, ou para levar e usar depois. Pense na ideia de oferecer alguma bebida ou salgadinho enquanto fazem a compra ou um brinde que valorize sua empresa e remeta ao amor, família, bom humor ou algo que positivo.

10. PARCERIAS – Uma ideia que pode funcionar bem é inovar nas parcerias. Pense em parceiros que possam complementar seus negócios, que possam ampliar o leque de clientes, que divulguem sua marca e produtos, e faça o mesmo para eles. Se fizer parcerias com profissionais e empresas que tenham credibilidade e bons clientes, você pode “dar mais” por menos, obter novos mercados e fortalecer sua marca. Mas cumpra o prometido com seus parceiros, e podem gerar outros bons negócios para todos.

11. GESTORES EM AÇÃO - Agora, quando o dia comemorativo chegar e for a hora de vender, não esqueça que você como gestor deve estar presente junto aos clientes e funcionários, valorizando cada cliente, cada profissional de sua equipe e cada atitude positiva que perceber. Faça com que se sintam especiais e estimule a compra, mas não faça “pressão” para que o cliente compre.

Sua presença tem que ser alegre e encantadora como uma inspiração para sua equipe atender e vender mais e melhor, conquistando clientes satisfeitos e realizados. Se quem trabalha com você se sentir valorizado, com certeza irá valorizar os seus clientes.

Sucesso e bons negócios a você e a sua equipe.

Bruno Krug

Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional

(55) 3312-5477 / (55) 8142-5600

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.brunokrug.br

facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional

PROCURAR

FACEBOOK