BLOG

8 DICAS PARA PROVOCAR SUA CRIATIVIDADE

 "A melhor maneira de ter uma boa ideia é ter muitas ideias". - Linus Pauling 

Sabemos que a necessidade de buscar melhorias e encontrar soluções é essencial para as empresas manterem-se competitivas no mercado. Por este motivo elas estão investindo muito no sentido de estimular a capacidade de criar e de inovar de seus gestores e colaboradores.

Sabemos que a criatividade nasce de estímulos ao qual somos expostos, e para o processo criativo começar precisamos sair da zona de conforto, procurar novas fontes de informação, aceitar novos desafios enxergando estes como oportunidade.
Então, se você também deseja melhorar sua capacidade de percepção de oportunidades, ampliar seus horizontes, bem como estimular sua inteligência e criatividade, então siga algumas das sugestões abaixo, pois são conselhos simples que ajudam a ter outras experiências e novas emoções:

1. Converse com outras pessoas. Não deixe de falar com os conhecidos e pessoas que pertencem aos seus grupos de afinidades, mas entenda que é muito interessante e útil conversar também com pessoas que pertençam a grupos diferentes daqueles aos quais você pertence. Com isto você aumenta a capacidade de tolerar e respeitar diferenças tem acesso a novas ideias que ampliam sua visão de mundo e pode descobrir coisas muito interessantes sobre os demais, o mercado e sobre a própria vida.

Você pode experimentar conversar com pessoas que encontrar em uma viagem, estação ou aeroporto, ou num evento que participa. Pode até puxar conversa com pessoas que encontra na fila do banco, na sala de espera de um consultório, no restaurante ou clube e assim por diante. Com certeza estas pessoas podem lhe passar informações e dicas muito valiosas e interessantes, sem contar que podem ser bons contatos para você e sua carreira.

2. Utilize fontes diferentes de informações. Procure assistir telejornais de emissoras diferentes, podendo variar de emissora a cada dia ou semana. Você pode fazer o mesmo lendo jornais diferentes, ou escutando outras emissoras de rádio, pois assim fazendo você também terá abordagens diferentes para um mesmo assunto, o que pode aumentar sua compressão das pessoas e do mundo.

3. Leia revistas e páginas de blogs diferentes. Experimente ler uma revista ou um texto em um blog diferente dos que costuma ver, pois é interessante como cada grupo tem interesses diferentes e podem mostrar outras fontes de conhecimento, prazer e cultura. Há muitas revistas e sites que nos ajudam a viver melhor, assim como podem passar informações que servem para nosso trabalho e nossas relações com as demais pessoas. Isto sem contar que ao olharmos a vida por outros ângulos, tornamo-nos mais flexíveis, abertos a outros pontos de vista, e mais tolerantes com os demais.


4. Assista outros tipos de filmes. A tendência normal é assistir aos filmes de sucesso, com artistas ou diretores famosos, e isto em si não é errado. Entretanto, como fonte de estímulo ao pensamento e a crítica, procure assistir filmes de atores e diretores desconhecidos, ou originados de países diferentes, pois são outras percepções e situações abordadas, ou no mínimo, enfoques e visuais diferentes.
Assista filmes que lhe proporcionem visões diferentes do mundo, outras culturas, crenças e valores, e assim estará ampliando sua visão do mundo e do ser humano, além de desenvolver maior capacidade de analisar e criar. É interessante perceber que muitas vezes descobrimos novos caminhos, soluções e oportunidades de negócios, ao entrarmos em contato com outras realidades, experiências e áreas de conhecimento humano.


5. Assuma mais riscos. Normalmente evitamos ao máximo a possibilidade de riscos, pois eles envolvem a possibilidade de vir a sofrer, e ninguém quer isto para sua vida. O problema é que uma vida sem riscos também representa uma vida medíocre, sem crescimento e sem graça.

Se você quer ser uma pessoa interessante e de valor, seja como ser humano ou como um profissional que faz diferença, então é fundamental que aprenda a ter mais iniciativa e a ousar mais, mesmo que isto signifique assumir alguns riscos. Ao fazer isto você se torna uma pessoa mais forte, segura e capaz de fazer mais do que a maioria.

Claro que se aceitar o desafio de começar a arriscar mais, então precisa aceitar também o fato de que vai errar mais, o que não significa que você é incompetente ou burro, mas sim que está conhecendo e aprendendo sobre novas áreas e atividades.
O erro faz parte do processo de aprendizado e deve ser encarado com mais naturalidade, pois para progredir e aprender, é preciso aceitar errar, somente assim irá tornar-se realmente forte e sábio.

6. Torne-se um novo estudante. Volte a estudar, seja no ensino formal ou em cursos de pequena ou longa duração. É um fato que ao retornar à sala de aula você vai contatar com novas pessoas e ouvir novos conceitos, o que vai possibilitar sua mente fique mais ativa e aberta mudanças, conhecimentos e percepções diferentes. Você também pode optar por participar de palestras e cursos de finais de semana.

É interessante o que se pode aprender em pouco tempo quando se ouve pessoas interessantes e conhecedoras de novas áreas do conhecimento humano, isto sem contar com os benefícios de motivação, relacionamento e trocas de contato.

7. Aprenda a fazer perguntas. Para ativar a sua mente criativa, procure habituar-se a fazer perguntas que estimulem outras percepções e ideias. Você pode criar diversas perguntas diferentes, tais como: o que podemos fazer com isto, como e por que isto acontece, onde podemos aplicar estas ideias/produtos, quem pode utilizar estes serviços ou quem pode me ajudar a inovar os processos, qual seria o resultado de unir este produto com um produto diferente, quando poderia ser utilizar os serviços de forma inovadora.

 "É melhor fazer algumas perguntas do que achar que sabe todas as respostas." - James Thurber 

8. Mantenha-se aberto aos pequenos “insights”. Ao longo do dia, diversas ideias passam pela nossa mente e normalmente costumamos descartar todas que saem do padrão comum, o que impede que nossa consciência possibilite avançar em possibilidades diferentes e inovadoras. Um pequeno “insight” pode nos levar a novas e grandes ideias, desde que você aceite, e brinque com diferentes maneiras de ver e pensar.

Lembre-se que AS GRANDES IDEIAS NASCEM DE PEQUENOS "LAMPEJOS". Portanto, seja persistente. Combine, adapte, altere, diminua, aumente, associe, substitua, reorganize e ainda que não a encontrar, utilize da sua criação, inverta tudo. Nunca desista e entenda que a oportunidade de sucesso pode estar bem próxima de você.

 "Ideias são a moeda do sucesso. Elas separam você de seus concorrentes". 
Edward de Bono, autor do livro "O Pensamento Lateral"

Um grande abraço e sucesso em tudo o que faz.

Bruno Krug
Consultor Empresarial e Palestrante de Alta Performance
(55)3312-5477 / (55)98142-5600
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional?ref=hl
www.brunokrug.com.br

PROCURAR

FACEBOOK