BLOG

Liderança que se conquista

“Líderes não forçam as pessoas a os seguirem – eles as convidam para uma jornada.” - Charles S. Lauer 

Nota: Este artigo é parte de uma entrevista realizada para a Revista Atualidade da COTRIPAL ( após a realização de 4 workshop`s de Liderança para os Gestores da cooperativa )

Liderança é o ato de saber conduzir pessoas para atingir objetivos com sucesso. E ela está explícita não apenas em empresas, mas também em meios religiosos, familiares, comunidades e escolas. Ela tem papel fundamental para o bom relacionamento entre as pessoas e na busca pelo bem comum de um grupo.

De acordo com Bruno Krug, administrador e palestrante motivacional, a liderança tem papel fundamental em todos os aspectos, e se destaca sempre que o líder souber ver as qualidades do grupo ao qual pertence.

 

 O que é liderança? 

Liderança é uma competência na qual a pessoa exerce uma forte influência sobre outras pessoas, levando-as a fazer o que deve ser feito, sem o uso da força ou do medo, pois nestes casos a pessoa é um chefe, um tirano ou um manipulador, mas nunca um verdadeiro líder. Por isso é importante entender que a liderança é uma conquista.  

Como ela pode ser conquistada?   

Costumamos dizer que um líder tem seguidores que acreditam nele por conseguirem perceber alguns pontos importantes, tais como credibilidade, senso de justiça, competência, valores e exemplo pessoal na ação. Então para conquistar a liderança é preciso agir de forma positiva, e isso significa agir com otimismo, competência no que faz, respeito e atenção às pessoas, assim como buscando entender o que precisam para ajudá-las a atingir seus sonhos.

Se o líder age de acordo com os valores que prega, trata as pessoas com justiça e age com carinho com aqueles que estão ao seu lado, defendendo-os quando necessário e fazendo com que desenvolvam seus potenciais, com certeza as pessoas o irão defender e admirar, e vão ajudá-lo a conquistar aquilo que ele sonha ver realizado.

 Como identificar um líder? 

Todo líder é uma pessoa que se sobressai em um grupo, servindo de fonte de motivação, inspiração e união das pessoas em torno de um ou mais objetivos. Isso significa que uma pessoa pode se tornar líder independente de ter um título ou cargo de poder. Você constata isso em muitas empresas onde a pessoa detentora do cargo de chefia tem menor influência que outros funcionários subalternos.

Da mesma forma você pode encontrar lideranças nas empresas, organizações governamentais, esportes, escolas, igrejas e em todo tipo de grupo. Nas famílias também vamos encontrar pessoas que são alicerces e fonte de inspiração e ação, fazendo com que muitos familiares as escutem com atenção e sigam seus conselhos.

 Uma pessoa pode se tornar um líder?  

Quando me perguntam se as pessoas nascem ou se tornam líderes, costumo perguntar se as pessoas nascem pintores, vendedores, motoristas, pilotos ou oradores? Acredito que todos possuem diversos talentos que podem ou não ser desenvolvidos. Na prática, o que se constata é que as pessoas têm perfis psicológicos que favorecem algumas atividades, mas para uma pessoa se tornar competente em qualquer área ela precisa querer, estudar e desenvolver as competências e a mentalidade necessária em cada atividade.

Então, se há desejo de se tornar um líder, aconselho a ler sobre o assunto, participar de treinamentos e desenvolver seu perfil e suas competências para a liderança.

 Qual a importância do papel de um líder?  

Quando uma pessoa tem um sonho pessoal ela pode buscar realizá-lo sozinha ou com um pouco de ajuda. Entretanto quando um grupo tem necessidades ou sonhos maiores, que envolvam a todos, então se torna fundamental ter uma pessoa que exerça o papel da liderança, ajudando o grupo a pensar e a agir em conjunto. Lembramos que uma boa equipe pode ter pessoas com inteligências, habilidades e temperamentos diferentes, mas que saibam trabalhar em conjunto por um objetivo comum, e o líder é quem une, fortalece e motiva o trabalho da equipe para este objetivo que beneficia a todos.

Sem o líder, as pessoas agiriam de forma independente, com perdas de tempo, energia e conflitos desnecessários, e sem o foco na ação inteligente e direcionada de todos.

 Olho:  Sem o líder, as pessoas agiriam de forma independente, com perdas de tempo, energia e conflitos desnecessários, e sem o foco na ação inteligente e direcionada de todos. Em suas palestras, você diz que o líder precisa conquistar corações e mentes.

 De que forma?  

Vamos falar de forma bem simples: se uma pessoa quer ser vista como líder, ela precisa sim conquistar o “coração e a mente” das outras pessoas, pois se os outros gostarem e acreditarem nela, aí vão segui-la, assim como irão se esforçar para ajudar na realização daquilo que o líder defende como algo importante e positivo para o grupo. Como fazer isso? Com atitudes positivas e diárias que levem as pessoas a gostar, respeitar e admirar o líder.

Estamos falando de atitudes simples, mas que precisam ser constantes e coerentes, tais como: ser cordial e simpático; dar atenção e ouvir as pessoas; ajudá-las a conseguir o que desejam; promover o desenvolvimento e dar condições de execução; ter uma comunicação clara, constante e sincera, tanto nos momentos bons como nos ruins, pois isso dá segurança e confiabilidade; ser justo e coerente nas decisões; e assim por diante.

 O líder deve ser exemplo no meio em que atua? 

Sim. Se uma pessoa diz uma coisa e faz outra ela não tem coerência e ninguém vai levar ela a sério, nem terá o respeito e a admiração por ela. Se o líder diz que é preciso economizar ele não pode comprar um carro novo que não seja imprescindível naquele momento. Se diz que as pessoas precisam ser pontuais e fazer bem feito aquilo que é de sua competência, ele tem que mostrar seu exemplo na prática do dia a dia. Se agir positivamente, com o passar do tempo, as pessoas vão ver nele um exemplo a seguir.

 Como se caracteriza um líder inspirador?  

É importante entender que um líder não precisa e nunca será infalível, perfeito ou detentor de toda a sabedoria e coragem, mas precisa ser humano para entender e ajudar as pessoas, e ao mesmo tempo muito comprometido e atuante para servir de exemplo e inspiração a quem estiver ao seu lado. Um líder inspira quando tem sonhos que beneficiam a todo o grupo, e que acredita tanto na possibilidade de realizar estes sonhos que trabalha fazendo o “seu melhor” e leva as pessoas a “darem o melhor” de si.

Inspira quando percebe o potencial positivo das pessoas e as ajuda a se tornar grandiosas e competentes, e principalmente quando as trata tão bem que faça com que se sintam respeitadas, valorizadas e merecedoras de atenção e carinho.

 Quais são as chaves para se tornar um líder?  

Acredito que há muitas “chaves” da liderança, mas quero dar atenção a algumas essenciais: ser visionário, compartilhar sonhos, ter boa comunicação, confiabilidade e competência, apresentar resultados, agir com respeito e justiça, estar disponível para os outros e ajudá-los sempre que necessário, ser capaz de unir e fortalecer a equipe, e principalmente motivar cada um a conquistar bons resultados e se superar constantemente, valorizando cada conquista da equipe e cada progresso pessoal.

Quem age assim com certeza terá as pessoas ao seu lado, as quais irão lutar pelos seus sonhos, defendendo o líder e suas ideias e conquistas.

Sucesso e bons negócios a você e a sua equipe.

Bruno Krug

Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional

(55)3312-5477 / (55)98142-5600

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. https://www.facebook.com/brunokrug.palestrantemotivacional www.brunokrug.com.br

PROCURAR

FACEBOOK